Sábado, 18 Mai 2024

Ausência de 'ilustres' na sessão solene da Assembleia evidencia desprestígio da Casa

Ausência de 'ilustres' na sessão solene  da Assembleia evidencia desprestígio da Casa
A sessão de instalação dos trabalhos deste ano na Assembleia Legislativa refletiu o desgaste da instituição nos meios políticos. Apesar dos representantes dos demais poderes terem sido convidados para a solenidade, apenas o presidente do Tribunal de Contas, Domingos Taufner, marcou presença na sessão solene desta segunda-feira que formalizava a retomadas das atividades da Casa. Um dos ausentes, o governador Renato Casagrande, enviou o secretário-chefe da Casa Civil, Tyago Hoffmann. O presidente do Tribunal de Justiça, Sérgio Bizzotto; do Tribunal Regional Eleitoral, Alvaro Bourguignon; e o procurador-geral de Justiça. Eder Pontes, não enviaram representantes.
 
Em sua fala, o presidente do Tribunal de Contas alertou para a função do legislativo de fiscalizar o Executivo. Já Hoffmann destacou a importância da manutenção da harmonia entre os poderes. 
 
Já a fala dos deputados em nome das bancadas não acrescentou muito ao debate político. Alguns parlamentares ainda tentaram usar o discurso das chuvas no final do ano passado.  O presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM) lembrou a interrupção do recesso parlamentar para aprovação das medidas legadas ao Plano de Reconstrução do Estado. 
 
Ferraço mostrou uma certa irritação ao encerrar a sessão. Como tentativa de melhorar a imagem do legislativo anunciou que já determinou a concorrência para a retransmissão da sessão ordinária da Casa, processo que, segundo ele, não vai demandar gastos do orçamento deste ano, pois a Casa utilizaria sobras de recursos do ano passado. Ferraço fez questão de frisar que o dinheiro foi "economizado" pelos deputados em 2013.
 
Para os meios políticos, uma forma de tentar responder às críticas de parte da imprensa com os gastos na Assembleia. O presidente da Casa convocou os parlamentares para uma reunião na sala da presidência na manhã desta terça-feira (4) para discutir assunto de interesse dos deputados da Grande Vitória e que será discutido com o governador Renato Casagrande posteriormente. 
 
A primeira sessão ordinária será nesta terça-feira (4), a partir das 16 horas, com veto encabeçando a pauta. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/