sábado, agosto 30, 2025
20.9 C
Vitória
sábado, agosto 30, 2025
sábado, agosto 30, 2025

Leia Também:

Bancada federal intensifica movimentações para eleições 2016

Dos dez deputados federais que compõem a bancada capixaba em Brasília, a expectativa é de que todos estejam direta ou indiretamente ligados ao pleito eleitoral do próximo ano. Se não disputando, os deputados estarão organizando partidos ou servindo como cabos eleitorais. Mas há aqueles que tentam correr do páreo, mas estariam pressionados. 
 
É o caso do deputado federal Max Filho (PSDB). Os comentários nos meios políticos são de que o parlamentar teria mais interesse no pleito de 2018 do que o de 2016, mas tem sido pressionado pelos eleitores a entrar na disputa eleitoral do próximo ano em Vila Velha, contra o atual prefeito Rodney Miranda (DEM) e o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD).
 
Helder Salomão (PT), em Cariacica, também estaria em uma situação complicada. O petista não manifesta disposição de pegar uma cidade em situação tão crítica apenas dois anos após conquistar o mandato de deputado federal. Helder tem rodado o Estado todo e sua aproximação com o deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) pode fortalecer um palanque em que ele atue como coadjuvante. 
 
Outro que seria importante na disputa municipal, mas parece preferir continuar como deputado federal, é Paulo Foletto (PSB), que não faz movimento que indique que voltará a enfrentar Guerino Balestrassi (PSDB) na disputa em Colatina, noroeste do Estado.
 
Sérgio Vidigal (PDT) deve tentar voltar à prefeitura da Serra contra seu principal adversário, Audifax Barcelos (de saída do PSB). Ele pode ter de enfrentar um colega de bancada, Givaldo Vieira (PT), que no momento prefere não falar em candidatura, mas vem se aproximando de sua base na Serra. 
 
Lelo Coimbra também está firme no propósito de ser o candidato do PMDB à prefeitura de Vitória com o apoio do Palácio Anchieta, mas há quem acredite que não haveria espaço para dois candidatos, e como o governador pode apoiar um candidato tucano, a tendência é de que Hartung observe quem estará melhor no cenário para apostar suas fichas. 
 
O deputado Jorge Silva (Pros) é considerado favorito na disputa em São Mateus, norte do Estado, onde o prefeito Amadeu Boroto (PSB) está concluindo seu segundo mandato. 
 
Manato vem atuando como o presidente do Solidariedade apenas e seu trabalho tem sido o de encontrar candidatos com potencial para a disputa municipal do próximo ano, no sentido de fortalecer o partido no Estado. Também presidente de partido, o deputado Marcus Vicente (PP) atuará por trás das cortinas, preparando o partido para a disputa. Evair de Melo (PV), por enquanto, não sinaliza candidatura, mas sua influência no interior do Estado pode transformá-lo em cabo eleitoral em vários municípios. 
 
Entre os principais suplentes que observam a movimentação dos deputados federais, estão a ex-prefeita de Itapemirim, Norma Ayub (DEM), o ex-deputado estadual Vandinho Leite (PSB), a ex-deputada federal Iriny Lopes (PT), o ex-deputado federal, Camilo Cola (PMDB), e o vereador de Vitória Devanir Ferreira (PRB).

Mais Lidas