Segunda, 29 Abril 2024

Blocão pode conseguir até três vagas na Assembleia em 2014

Blocão pode conseguir até três vagas na Assembleia em 2014

Nesta segunda-feira (12) pela manhã, seis partidos se reuniram em Vitória para buscar uma aliança para 2014. O bloco, formado por PCdoB, PHS, PTdoB, PRB, PSL e PTC não tem candidato majoritário e por isso, pode se movimentar livremente em busca da melhor acomodação em uma eleição que será diferente nas proporcionais.



Com a redução das vagas na Assembleia, de 30 para 27 deputados e de um deputado federal, o bloco mexe com as articulações dos partidos, já que tem lideranças com boa capacidade de votos. Pelas primeiras contas, juntos, os partidos podem conseguir até três cadeiras na Assembleia Legislativa em 2014.



Isso já tiraria a tranquilidade de muitos deputados estaduais que buscam a reeleição no próximo ano. A ameaça, porém, é maior, já que o grupo estaria conversando também com o PV, que também articula uma chapa proporcional forte para 2014. Caso essa adesão se confirme, a capacidade do bloco passa a ser a de abocanhar cinco cadeiras no plenário da Assembleia.





 No PTdoB, Vanildo Sarnaglia conseguiu 17.418 votos na elei'xão de 2010, e só perdeu a vaga por uma recontagem de votos com a validação dos votos do ex-deputado Gilson Gomes. Também do PTdoB, o vereador Ademar Rocha chegou aos 10 mil votos na eleição do ano passado e também soma para o grupo. Entre os comunistas, Neto Barros conseguiu 10,5 mil votos e Namy Chequer (PCdoB) em 2010 conseguiu 7 mil.





Em 2010, juntos os partidos tiveram 123.104 votos nominais. No próximo ano, o cociente eleitoral para a Assembleia deve subir cerca de 30%  por conta da diminuição de vagas, por isso, buscar uma coligação de partidos com lideranças com pesos políticos parecidos é uma saída para fugir das coligações congestionadas e com lideranças de alto capital eleitoral.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/