Quinta, 25 Abril 2024

Café da manhã de Casagrande com pastores agita clima político entre evangélicos

casagrande_arnaldocandeias_cadeeso_redesociais Redes sociais

"(...) o presidente da MD/Cadeeso não orientou ninguém a hipotecar apoio ou costurar acordos políticos com o excelentíssimo governador do nosso Estado (...)". O texto é parte do comunicado divulgado nessa terça-feira (1) pelo pastor Délio Nascimento, vice-presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Estado e Outros (Cadeeso), menos de uma semana depois de postar em redes sociais fotos, que foram apagadas, da diretoria da entidade em um café da manhã com o governador Renato Casagrande (PSB), apontado como pré-candidato à reeleição.

O encontro da Mesa Diretora da Cadeeso com Casagrande ocorreu na última quinta-feira (24) e representa uma aproximação com o governo, gerando insatisfação entre evangélicos que seguem o ex-senador Magno Malta, alinhado como pré-candidato ao governo de Carlos Manato, ambos do PL, segundo bastidores de igrejas evangélicas. "Mandaram retirar com medo de associar a Cadeeso a movimentos de esquerda", diz uma fonte, mantendo o anonimato, característica dessas congregações.

Procurado para falar sobre o caso, o presidente da Comissão de Assuntos Políticos (Comap), pastor Rafael Ferreira, que na época do café da manhã afirmou que o evento não tinha qualquer objetivo político-eleitoral, se negou a comentar o desdobramento, por se tratar de "coisas internas".

No comunicado, o pastor Délio enfatiza: "A presença do ilustre presidente da Cadeeso no café da manhã, atendendo gentilmente ao convite do Exm° governador do nosso Estado, foi apenas um gesto de reciprocidade do presidente, da instituição eclesiástica, a Cadeeso, ao Exm° governador, que sempre prestigiou os conclaves convencionais de pastores".

A Cadeeso é um reduto eleitoral cobiçado por lideranças políticas, em decorrência do potencial de votos. A instituição é formada por 100 igrejas matrizes e mais de 300 congregações, dirigidas por cinco mil pastores que abrigam cerca de 400 mil votos.

No café com o governador, estiveram presentes os membros da Mesa Diretora da Cadeeso, formada pelos pastores Arnaldo Candeias (presidente), Dionísio Alves, Ezequias Soares, Gersílio Ribeiro, Ronny Oliveira, Márcio Silveira, João Carlos Candeias, Tiago Vidal e Reginaldo Almeida.

O ex-senador Magno Malta, candidato à reeleição, e o ex-deputado federal Carlos Manato, que concorre ao governo, têm reduto no campo evangélico e tentam garantir o apoio, trincado, como apontam fontes do setor, por vários motivos, um dos principais a gestão desastrosa do presidente Jair Bolsonaro, de quem são seguidores.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 1

RONALDO CHAGAS em Quarta, 02 Março 2022 17:34

Estes acordos com lideranças de Associações de seguimentos religiosos, nada acrescentam na contabilidade de votos. É muito bom, para fotos e publicações de campanha. Contudo, aqueles contatos, feitos diretamente com a igrejinhas, tem mais valor. Quanto menor, maior a confiabilidade.
Estas entidades, não tem direcionamento com a base. Não faz muito tempo, que participa de uma reunião, onde todos se apresentavam, quando um Pastor, dizia que liderava outros 540 pastores, numa determinada entidade. Ao ouvir, outro pastor, se levantou, e disse: - "É o senhor! não conhecia".

Estes acordos com lideranças de Associações de seguimentos religiosos, nada acrescentam na contabilidade de votos. É muito bom, para fotos e publicações de campanha. Contudo, aqueles contatos, feitos diretamente com a igrejinhas, tem mais valor. Quanto menor, maior a confiabilidade. Estas entidades, não tem direcionamento com a base. Não faz muito tempo, que participa de uma reunião, onde todos se apresentavam, quando um Pastor, dizia que liderava outros 540 pastores, numa determinada entidade. Ao ouvir, outro pastor, se levantou, e disse: - "É o senhor! não conhecia".
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/