domingo, agosto 31, 2025
22.9 C
Vitória
domingo, agosto 31, 2025
domingo, agosto 31, 2025

Leia Também:

Caiu no colo: Contarato renuncia disputa e Neucimar é o novo candidato ao Senado

Durou pouco mais de uma semana a candidatura do delegado de Delitos de Trânsito, Fabiano Contarato (PR), a uma cadeira no Senado Federal. Na tarde desta segunda-feira (14), o governador Renato Casagrande (PSB) se reuniu com aliados para comunicar a desistência do candidato do PR da disputa. O republicano será substituído pelo ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PV), que anteriormente seria candidato a deputado federal. A troca teve o apoio das lideranças partidárias ligadas ao palanque de Casagrande que avaliam a nova candidatura como mais competitiva. Com a decisão, a coligaçãpo PR-PSC confirmou o nome do Pastor Arlindo Theodoro para a vaga de Contarato. O Pastor Arlindo, que é de Vila Velha, era candidato à Câmara pelo PSC.

Na tarde dessa segunda, Casagrande se reuniu com os representantes dos partidos aliados para comunicar a desistência de Contarato. A notícia pegou as lideranças de surpresa, já que o delegado cumpria agenda de campanha junto com o governador e o candidato a vice, o vereador de Vitória, Fabrício Gandini (PPS). Durante o encontro, o socialista consultou os aliados sobre a substituição de Contarato por Neucimar, que já havia sido cogitado como candidato ao Senado até a composição PSB-PR.

Participaram do encontro, além do próprio Neucimar, os representantes do PPS (Luciano Rezende, prefeito de Vitória); PP (Marcos Vicente, ex-deputado federal); PTB (José Carlos Elias, deputado estadual); PRB (Devanir Ferreira, vereador da Capital); e do PRB (Capitão Assumção, ex-deputado federal). Segundo fontes próximas ao encontro, o governador estaria consultando todos os aliados, entre eles, o senador Magno Malta – presidente do PR no Estado – antes de anunciara substituição ao público.

No encontro, Casagrande não ouviu qualquer tipo de resistência por parte dos aliados, que consideraram a escolha de Neucimar como a mais acertada. Na avaliação das lideranças partidárias, o nome do ex-prefeito de Vila Velha, que já fora cogitado anteriormente, é o mais competitivo, além de ser considerado como um político mais bem articulado e com uma área política mais favorável, onde rivaliza com o atual prefeito Rodney Miranda (DEM), aliado de primeira hora do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) – adversário de Casagrande no pleito deste ano.

Neucimar informou que aceitou o convite do governador. Ele levantou a possibilidade de encontrar alguma resistência no PV, já que terá abrir mão da disputa à Câmara, mas destacou a responsabilidade diante do pedido de Casagrande. O agora candidato ao Senado deve distribuir nos próximos dias as lideranças que acumulou entre os candidatos que compõem o conjunto de forças que integrava a perna para eleição de deputado federal (PV, PP, PRB, PPS, PSB e PHS).

Mais Lidas