sexta-feira, janeiro 30, 2026
29.9 C
Vitória
sexta-feira, janeiro 30, 2026
sexta-feira, janeiro 30, 2026

Leia Também:

Callegari mobiliza ‘Acorda Brasil ES’ de olho no Senado

Grupo do deputado organiza manifestação em Marataízes relacionada à marcha nacional

Lucas S. Costa/Ales

A praia central do munício de Marataízes, no litoral sul do Estado, receberá neste sábado (31), a partir das 9h, a manifestação “Acorda Brasil ES”, com o mesmo título dado à caminhada realizada na semana passada pedo deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG), que arrastou um séquito de Minas Gerais a Brasília para defender os golpistas de 8 de janeiro de 2023. O ato em Marataízes é mobilizado por grupos ligados ao deputado estadual Callegari (DC), que busca se viabilizar na disputa para o Senado Federal em outubro deste ano.

O grupo “Direita Marataízes”, principal organizador, tem entre seus representantes Amarildo Tognere Moreira, assessor parlamentar lotado no gabinete de Callegari na Assembleia Legislativa. Já o “Direita Cachoeiro”, que também se mobiliza para a manifestação, declarou apoio oficial à pré-candidatura de Callegari ao Senado no último dia 20.

O deputado estadual participou da marcha de Nikolas Ferreira, onde pôde encontrar outros bolsonaristas capixabas, como ex-vereador de Cachoeiro Léo Camargo (PL). Assessor de Callegari até outubro, Camargo é subdiretor de Controle Social e Conselhos Municipais da Secretaria da Assembleia, e deixou o trabalho por alguns dias para marcar presença no evento nacional.

Callegari reconhece que está em um partido pequeno, com poucos recursos para campanha. Por isso, o investimento em um trabalho de base se apresenta como um caminho alternativo mais viável. Entretanto, numa disputa majoritária como a do Senado, que demanda um alcance mais amplo do eleitorado, manter-se na “bolha” do bolsonarismo pode ser insuficiente.

Aliás, o evento em Marataízes acontecerá um dia depois da passagem do governador Renato Casagrande (PSB) pela cidade, para assinar ordens de serviço com o prefeito Toninho Bitencourt (Podemos). A frente ampla governista tem entre os pré-candidatos a senador o próprio Casagrande e o prefeito de Cariacica Euclério Sampaio (MDB) – esse último, um conservador insuspeito.

Não que Callegari esteja deixando de fazer qualquer articulação “fora da bolha”. Ele mesmo disse a Século Diário que tem conversado com todos os pré-candidatos a governador de “centro-direita”. Mesmo assim, suas pautas ainda soam demasiadamente atreladas à agenda bolsonarista.

Juntos?

Enquanto o deputado estadual organiza um evento no litoral sul do Estado, outro bolsonarista capixaba influente faz articulações mais a nível nacional. Neste mesmo fim de semana do “Acorda Brasil ES”, o senador Magno Malta (PL) e sua filha, Maguinha Malta (PL), pré-candidata a senadora, estão no Ceará para participar do lançamento da pré-candidatura a governador de Eduardo Girão (Novo), senador cearense.

Como se sabe, Callegari tentou viabilizar sua pré-candidatura ao Senado dentro do Partido Liberal, mas Magno Malta, o chefe máximo da sigla no Estado, fechou as portas. Apesar disso, o deputado estadual tem defendido que uma unificação da direita é imprescindível para a conquista de pelo menos uma das cadeiras de senador para esse campo.

Hoje, uma “frente ampla conservadora” enfrenta muitos obstáculos para se consolidar de vez, haja vista a grande quantidade de pré-candidatos a senador em jogo. Muitos deles, como o próprio Callegari, batem o pé de que não recuarão em nenhuma hipótese.

Mais Lidas