Segunda, 29 Abril 2024

Câmara pressiona prefeito e cenário político muda em Conceição da Barra

Câmara pressiona prefeito e cenário político muda em Conceição da Barra
O cenário político no município de Conceição da Barra, norte do Estado, emite sinais de mudança. Em seu segundo mandato, o prefeito Jorge Donati (PSDB) agora é pressionado pela Câmara de Vereadores. O tucano, que tinha o apoio da maioria do legislativo, inicia um processo de desgaste político, cenário tensionado pela proximidade do período eleitoral. 
 
Na última quinta-feira (20), os vereadores aprovaram por unanimidade um requerimento de informação do vereador Rogério de Oliveira Rufino (PTB) sobre a aplicação de recursos federais na área de saúde. O requerimento pede que o prefeito seja notificado para enviar informações sobre os gastos efetuados com recursos do governo federal, provenientes do Teto Financeiro MAC dos Municípios, no valor de R$ 700 mil. 
 
Os vereadores decidiram formalizar o pedido, já que as informações eram prestadas de maneira informal e a prefeitura não respondia aos questionamentos. Diante da cobrança da população por respostas na área, os legisladores querem saber como o dinheiro está sendo aplicado.



Isso porque as Unidades de Saúde do município, segundo eles, estão sucateadas, sem medicamentos, exames e equipamentos, além de funcionarem com servidores desmotivados e estruturas comprometidas.
 
Uma vez aprovado o ofício, o prefeito terá de enviar à Câmara todas as documentações referentes à solicitação, no prazo de 30 dias, conforme prevê a Lei Orgânica do Município e a Constituição Federal.
 
A Câmara promete mais pressão. Outro requerimento em fase elaboração tem como foco o turismo no município. Os legisladores reclamam que no de Carnaval, realizada no mês passado, não houve transparência por parte da municipalidade na elaboração do calendário. Os vereadores afirmam que também não tomaram conhecimento das ações para os preparativos da festa.
 
A mudança na postura da Câmara de Conceição da Barra reflete o atual momento político. Os vereadores alegam que neste primeiro ano de gestão houve um voto de confiança na gestão do tucano, mesmo ele tendo sido eleito para o segundo mandato.



Na Casa, Rogério integra um grupo com outros seis vereadores que passaram a cobrar a prefeitura. Como são ao todo 11 vereadores, isso significa que Donati não tem mais a maioria no plenário, o que pode gerar problemas políticos e administrativos para o prefeito no decorrer deste ano. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/