Quinta, 25 Abril 2024

​Campanha política confirma força das redes para motivar o eleitor

computador_redes_marcellocasaljr_ABr Marcello Casal Jr./ ABr

Não foi como esperado o "adesivaço" nos dois primeiros dias da campanha eleitoral deste ano, que começou nesse domingo (27) e vai até o dia 12 de novembro. O maior volume de ações dos candidatos foi registrado na internet, por meio das redes sociais, confirmando o fortalecimento desse meio de comunicação como o mais importante para motivar o eleitor a votar. 

Alguns candidatos sequer colocaram a campanha física nas ruas, com a distribuição de propaganda impressa, por falta do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), imprescindível para formalizar a encomenda em gráficas e prestadores de serviço, a fim de atender às normas da Justiça Eleitoral. Na falta desse documento, a saída foi a veiculação de peças nas redes sociais, prática que deverá dominar toda a campanha.

Para a assessoria de João Coser, do PT, concorrente à Prefeitura de Vitória, foram dois dias excelentes. "As redes sociais são fundamentais, mas a rua tem sido muito acolhedora. Ainda não houve distribuição de material de campanha porque o CNPJ ainda não saiu", informa.

Para manter a tradição, o conhecido Clube 106, em Jardim da Penha, é o quartel general petista, local onde nessa segunda-feira (28) foi realizada a primeira reunião da campanha com moradores da região, que inclui Pontal de Camburi e Mata da Praia, histórico reduto do partido.

Gilbertinho Campos, que também disputa a Prefeitura de Vitória pelo Psol, é outro que vem usando as redes sociais desde o lançamento da campanha, sem, no entanto, desprezar as caminhadas e a participação em eventos. Nas mensagens do partido, além do aspecto local, é enfatizada a oposição do governo Bolsonaro, de fazer de "Vitória uma trincheira contra o obscurantismo".

O candidato da Rede a prefeito de Vila Velha, Rafael Primo, já encomendou material gráfico, mas vai manter o foco em ações nas redes sociais, com base em m resultados obtidos e seguindo uma prática observada desde as últimas eleições, firmando a internet como fator de maior impacto junto ao eleitorado.

Neucimar fraga (PSD), oponente de Primo, também inaugurou a campanha, com uma mensagem de paz, em companhia do candidato a vice, Ricardo Cuiabai (Cidadania). Do mesmo modo, o médico Hudson Leal (Republicanos) e o prefeito Max Filho (PSDB): todos encheram as redes sociais com seus "santinhos".

Ainda em Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), iniciou a campanha com "adesivaço drive thru", uma inovação, segundo a assessoria,com mais de 500 veículos no primeiro dia de campanha, no último domingo, na praça central do bairro Praia das Gaivotas. Arnaldinho iniciou as atividades adesivando ele mesmo os dez primeiros veículos.

"Inovamos em nossa convenção, no sistema drive-in, agora estamos fazendo um 'adesivaço drive thru' tomando os devidos cuidados que ainda exigem a pandemia. Estamos felizes com a queda dos números no Estado, mas ainda precisamos tomar alguns cuidados. Mostramos que é possível fazer diferente", disse o candidato.

O papel da internet e das redes sociais nos processos de comunicação representa um eixo dos mais importantes nas campanhas eleitorais. Ao mesmo tempo, dá margem a procedimentos incompatíveis com a ética, transformando-se em objeto de permanente disciplinamento por parte da Justiça Eleitoral. De ouro lado, facilita o acesso do eleitor aos serviços colocados à sua disposição.

No primeiro semestre de 2020, mais de 67 mil pessoas passaram a seguir o Instagram do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que traz, também, informações de estados e municípios. A evolução também se fez presente no Twitter, com 45,6 mil novos seguidores, e no Facebook, com 12 mil novos seguidores.

Criados com o objetivo de aproximar ainda mais o cidadão da Justiça Eleitoral, os perfis do TSE nas redes sociais e no YouTube divulgam à sociedade os serviços, as ações e as campanhas promovidas pela Justiça Eleitoral. O engajamento e a participação do cidadão também vêm crescendo proporcionalmente ao número de seguidores, como aponta o órgão.

No topo dos posts mais vistos neste semestre, está o que alertou o eleitor sobre o prazo final para o cadastramento biométrico nos estados, publicado em maio, que teve o alcance de 38,9 mil pessoas. O anúncio da primeira live do projeto Diálogos Democráticos, realizada pelo Tribunal no dia 19 de junho sobre o tema "Mulheres na Política", também esteve entre as postagens mais vistas, alcançando 38,6 mil pessoas. A postagem sobre a campanha da Justiça Eleitoral "Eu na Prefeitura, Eu na Câmara", publicada no dia 22 de junho sobre jovens na política, foi a recordista de curtidas, com 9.861 likes.

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