Sexta, 26 Abril 2024

Candidato a prefeito de Alto Rio Novo é enquadrado na Lei da Ficha Limpa e está fora da eleição

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) barrou mais um candidato a prefeito. Aldo Soares de Oliveira, o Didi (PSDB), que disputava a prefeitura de Alto Rio Novo (Polo de Colatina), teve o registro indeferido pelo TRE-ES. Didi, segundo as estrelinhas de Século Diário, era um dos favoritos na disputa. Ainda na sessão desta segunda-feira (3) o TRE adiou as decisões sobre os recursos de Frei Paulão e José Carlos Elias, respectivamente candidatos a prefeito de Muqui e Linhares. 
 
O recurso de Didi chegou a ser deferido em primeiro grau, mas o Ministério Público Eleitoral recorreu ao TRE-ES, pedindo o indeferimento. O relator do recurso, desembargador Annibal de Rezende Lima, acatou o pedido do MPE e indeferiu o pedido de registro. 
 
O candidato do PSDB tem duas condenações com decisões transitadas em julgado e foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
 
O pleno do TRE-ES retomou na sessão desta segunda a votação do recurso referente ao registro de candidatura de Frei Paulão (PSB), que concorre ao cargo de prefeito de Muqui. O juiz Ricarlos Almagro, que havia pedido vista na última sessão, votou pelo deferimento do registro. Mas a votação do recurso não foi concluída, o pleno decidiu que os autos irão retornar para o Ministério Público Eleitoral fazer uma nova manifestação, já que a defesa do candidato apresentou memorial com documentos comprovando que o Tribunal de Justiça anulou a decisão da Câmara Municipal de Muqui, que havia rejeitado as contas referentes ao ano de 2007. 
 
O candidato do PSB, até o momento, tem dois votos a favor do deferimento e três contra. 
 
O candidato do PTB à prefeitura de Linhares, José Carlos Elias, também teve a votação de seu recurso retomada hoje (3). O relator, desembargador Annibal de Rezende Lima, votou pelo deferimento do registro, pois verificou nos autos que o candidato teve as contas aprovadas pela Câmara Municipal de Linhares nos anos de 2005, 2006 e 2007. O juiz Marcelo Abelha acompanhou o voto do relator, mas a juíza Rachel Durão Correia Lima pediu vista do recurso, adiando a decisão. 
 
Outro que continua com o futuro político nas mãos do TRE-ES é o candidato a prefeito de Vila Valério, Luizmar Mielke, o Maca (PT). O petista teria desrespeitado o prazo de desincompatibilização para se candidatar. O juiz Ricarlos Almagro pediu vista e a votação não foi concluída. 
 
Já o candidato Rogério Cruz Silva (PDT), que disputa a prefeitura de Iúna, está liberado. O TRE-ES reformou a sentença da juíza de primeiro grau e deferiu o registro do pedetista. 
 
Até a última sexta-feira (31) o TRE-ES julgou 345 dos 360 recursos que chegaram ao Tribunal. Esta semana, o TRE-ES realiza sessões nesta terça-feira (4) e quarta-feira (5). 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/