Quinta, 25 Abril 2024

Candidato denuncia pesquisa eleitoral irregular em Linhares

Candidato denuncia pesquisa eleitoral irregular em Linhares

Advogados do candidato Nozinho Correia (PDT), que disputa a prefeitura de Linhares (norte do Estado),  protocolaram na tarde desta quinta-feira (30) um pedido de investigação judicial relativa a uma pesquisa de internção de voto para prefeito do Instituto Enquet, que foi realizada nessa quarta-feira (29), no município.





Na ação, o advogado do pedetista, Antônio Pimentel, incluiu cenas feitas por apoiadores de Nozinho, em que servidores comissionados da prefeitura e até secretários municipais são abordados por entrevistadores. Mesmo com o campo dominado por carros adesivados com propaganda do prefeito, os entrevistadores continuaram abordando as pessoas.  



O grupo teme que o resultado do levantamento favoreça o prefeito Guerino Zanon (PMDB), que disputa a reeleição este ano. Nas imagens, os entrevistadores abordam um casal, que segundo a denúncia, são funcionários da prefeitura. E mais, os dois são entrevistados ao mesmo tempo.



Ainda, segundo o advogado, até a manhã desta quinta-feira, não havia registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A partir da denúncia, o grupo de Nozinho espera que a Política Federal faça uma investigação sobre o caso.



As denúncias sobre irregularidades em pesquisas no município de Linhares não é uma novidade. Em entrevista a Século Diário em abril passado, o candidato José Carlos Elias (PTB) denunciou que durante a pesquisa do Instituto Futura no município, houve uma movimentação um dia antes dos entrevistados entrarem em campo, dizendo que Elias não disputaria a eleição.



Para o candidato, isso influenciou no resultado da pesquisa. Além disso, o candidato disse que suspeitava de maquiagem nos dados. Oito meses antes, na primeira pesquisa, o candidato aparecia com 18% na espontânea e no segundo levantamento caiu para 8%. Ele apontou ainda outras incoerências, como Marcos da Irrigação (PP), que não teve nenhuma menção e mesmo assim teve 10% de rejeição. Milena Ceolin (PV), que teve 1,5% de intenção, teve 10% de rejeição.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/