A disputa pela prefeitura de Colatina, noroeste do Estado se dará sem que os nomes com mais potencial de votos participem do pleito. Sem os medalhões da política local, o campo fica livre para as lideranças emergentes, que devem povoar a o cenário no município.
O ex-deputado federal Marcelino Fraga (PMDB) vinha se movimentando para a disputa, mas uma condenação à perda dos direitos políticos, em março deste ano, tirou o peemedebista do páreo. Com isso, o PMDB passou a articular a possibilidade de candidatura do vereador Sergio Meneguelli, mas o grupo dele ainda debate a entrada na disputa.
Quem também abriu mão da disputa foi o deputado federal Paulo Foletto (PSB), que usou o mesmo expediente dos colegas de bancada que optaram por ficar fora da eleição deste ano. De forma geral, todos recorreram à manutenção da representatividade da região como motivo para seguirem na Câmara. Neste contexto, o PSB decidiu investir na candidatura de Tadeu Marino, que tem feito uma série de encontros com a comunidade para elaborar um programa para a campanha.
O PSDB vem insistindo na ideia de convencer o ex-prefeito Guerino Balestrassi a entrar na disputa eleitoral, mas ele desconversa. Nos bastidores, se comenta que o tucano não vai disputar e o partido, como no caso do PSB, também terá de buscar outro nome. Balestrassi tem dificuldades para a eleição. Ele é apontado pelo eleitor como corresponsável pela gestão mal avaliada do atual prefeito Leonardo Deptulski (PT). Por mais que Balestrassi se esforce, ele não consegue desvincular a sua imagem da do petista.
Caso o ex-deputado Genivaldo Lievore (PT) arrisque a candidatura pode dividir com Balestrassi o ônus do desgaste do prefeito, mas mesmo assim não isenta o tucano de pagar a conta. Além disso, Balestrassi perdeu seu principal cabo eleitoral com a aposentadoria do bispo local, Dom Décio Sossai Zandonadi.
Entre as lideranças que vão disputar a eleição, quem vem despontando na cidade é o ex-vice-prefeito Cirilo de Tarso (PSD). O radialista rompeu com o prefeito e a popularidade alcançada no programa de rádio que comanda tem lhe assegurado uma exposição interessante. Quem também pode mexer com o cenário é o vereador Renzo Vasconcelos (PPS), mas ainda há duvidas sobre a entrada dele na disputa. Sebastião Demuner (PTB) aposta no perfil técnico para ser a novidade do pleito e tem sido bem aceito na cidade.

