Sexta, 26 Abril 2024

Candidatos em Vitória miram em Luiz Paulo para forçar 2º turno

Candidatos em Vitória miram em Luiz Paulo para forçar 2º turno

Faltando 26 dias para a eleição, os candidatos a prefeito de Vitória começam a mudar os discursos para tentar frear o distanciamento da candidatura tucana de Luiz Paulo Vellozo Lucas e manter a previsão de segundo turno na disputa.



A mudança mais evidente veio da candidatura do deputado estadual Luciano Rezende (PPS), que surpreendeu o mercado político, endurecendo o discurso. O candidato partiu para o ataque, mas o resultado dessa mudança de postura ainda não é certo, afinal, esse movimento, para os meios políticos, não combina com o perfil dele.



Uma preocupação que vem do grupo de Luciano é o perfil do eleitorado evangélico. Embora ele tenha em seu palanque um trunfo, com o senador Magno Malta (PR), o eleitor evangélico de Vitória tem um comportamento diferente ao de outros municípios. Na Capital, predomina a presença de igrejas evangélicas mais liberais do ponto de vista do controle político, por isso, a presença de Malta talvez não surta o efeito esperado no palanque de Rezende.



Já a candidata do PT, Iriny Lopes, adotou uma posição parecida com a do prefeito João Coser em 2004. Naquele momento, o prefeito cresceu comparando os 12 anos da administração tucana com os quatro anteriores do PT, com Vitor Buaiz. Neste último mês de campanha, Iriny passou a convidar o eleitor a comparar os oito anos da administração Coser, com os oito anteriores de Luiz Paulo, mostrando realizações da prefeitura.



Com essa postura, Iriny vem conseguindo crescer na disputa, o problema é que esse crescimento é lento e gradual, e com menos de um mês para a disputa, o partido talvez não consiga alcançar o resultado esperado para garantir o segundo turno.



Já o palanque de Luiz Paulo segue confortável. A entrada do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) trouxe um balanço para o bem e para o mal na campanha tucana. As reações de aprovação e de reprovação foram imediatas, já que o ex-governador e o ex-prefeito têm perfis diferentes e parte do eleitorado de Luiz Paulo se recente das ações de Hartung enquanto governador em relação ao PSDB em sua equipe. Diante da insegurança, o discurso tem sido abafado.



Diante de todas essas mudanças, o último mês de campanha pode revelar surpresas para o dia 7 de outubro. A disputa na Capital começa a esquentar e causar uma embolação de última hora.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/