segunda-feira, setembro 22, 2025
24.9 C
Vitória
segunda-feira, setembro 22, 2025
segunda-feira, setembro 22, 2025

Leia Também:

Candidatos se articulam para eleição da Associação de Moradores de Barcelona

Pleito ocorrerá em outubro; assembleia decidiu que todos os moradores poderão votar

Everton Nunes/Secom-PMS

A votação para escolha da próxima diretoria da Associação de Moradores de Barcelona, bairro da Serra, está marcada para acontecer em 26 de outubro, e as chapas têm até o próximo dia 11 para se registrarem na disputa. Por enquanto, cinco pessoas são cotadas para se candidatar ao cargo principal: o atual presidente, Max Periguinho; Carlinhos Pé Sujo; João Eudes; Professor Artur Costa; e Wesley Caju.

Na verdade, a eleição era para ter acontecido em julho, mas o pleito foi suspenso por decisão judicial, após uma ação movida por Wesley Caju. Em assembleia realizada no último dia 18 de agosto, decidiu-se que todos os moradores do bairro acima de 16 anos vão ter direito a voto, e não apenas os associados. Barcelona tem cerca de 20 mil moradores, e a expectativa é de que o número de votantes tenha um crescimento expressivo este ano.

Dentre os cotados para encabeçar chapas, Professor Artur Costa é um dos que possui maior visibilidade. Ele foi vereador na legislatura passada e ficou como suplente do Progressistas (PP) na eleição do ano passado, após conquistar 2,5 mil votos. Atualmente, é assessor parlamentar do deputado estadual Vandinho Leite (PSDB). Nilza Cordeiro, presidente do diretório municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), estaria no grupo de Artur, segundo informações de uma fonte local.

“Estamos conversando com um grupo de moradores que tem nos incentivado a ser cabeça de chapa. Por questões de legislação eleitoral ainda estamos no campo do diálogo sobre essa possibilidade. As articulações nesse momento passam por conversar com moradores que representam diversos setores da comunidade, pessoas com diversas experiências profissionais, culturais e etc., para que realmente possamos construir algo que represente verdadeiramente o ‘bairro’, e não o sentimento de apenas uma pessoa que possa ser o presidente”, comenta Artur.

Já Carlinhos Pé Sujo é um veterano nas eleições de Barcelona, tendo cumprido seis mandatos como presidente da Associação de Moradores. Ele é assessor parlamentar do deputado estadual Alexandre Xambinho (Podemos), ex-vereador da Serra, e também teria proximidade com o vereador Professor Renato Ribeiro (PDT). No ano passado, Carlinhos tentou uma vaga na Câmara Municipal e obteve 856 votos.

O atual presidente, Max Periguinho, já fez parte do grupo de Artur, mas é ligado atualmente ao vereador Cabo Rodrigues (MDB). Max acabou saindo derrotado na disputa judicial relacionada à data da eleição, mas deverá entrar com força no processo eleitoral.

Wesley Caju também já foi assessor parlamentar de Professor Artur. Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Madureira, ele teria o apoio de lideranças religiosas locais. João Eudes, por sua vez, trabalha como DJ e atua como assessor parlamentar do vereador Pequeno do Gás (PSD).

Ação judicial

Na ação judicial contra a Associação de Moradores do Conjunto Granjas Novas – nome antigo de Barcelona -, Wesley Caju alegou que a atual diretoria estava praticando uma série de irregularidades. Segundo ele, o atual presidente fez uma modificação no estatuto em que restringia a possibilidade de se candidatar aos sócios que são proprietários de imóveis no bairro, que compõem a minoria dos associados.

Além disso, a diretoria também não teria encaminhado as informações sobre o quadro de associados, tampouco a relação de documentos necessários para formalização das candidaturas. Houve ainda o adiamento de uma assembleia geral após questionamentos, mas retirando da pauta a formação da comissão eleitoral, designando para a Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) o papel de comandar as eleições. As dificuldades acabaram levando à aprovação unicamente da chapa do atual presidente no pleito.

No último dia 25 de julho, a juíza Kelly Kiefer acatou as alegações para suspender a votação que havia sido marcada para 27 daquele mês e determinar a republicação do calendário eleitoral. Entretanto, recusou a demanda para a nomeação de um interventor na associação. Sendo assim, a diretoria encabeçada por Max Periguinho segue atuando, mas sem poder provocar despesas, tendo em vista que o seu mandato já venceu.

Século Diário entrou em contato com Carlinhos Pé Sujo, que disse que não faria comentários sobre a eleição da associação de moradores para não incorrer em risco de propaganda antecipada. Max Periguinho, João Eudes e Wesley Caju não deram retorno até o fechamento desta matéria.

Mais Lidas