Domingo, 28 Abril 2024

Candidatura de Balestrassi resguarda palanque de Aécio Neves no Espírito Santo

Candidatura de Balestrassi resguarda palanque de Aécio Neves no Espírito Santo
A candidatura do ex-presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), Guerino Balestrassi (PSDB), ao governo do Estado pode ser uma realidade. Caso se lance candidato na disputa de 2014, Guerino resguarda o espaço político para o presidenciável tucano, o senador por Minas Gerais, Aécio Neves no Espírito Santo. 
 
A expectativa no ninho tucano é de que se a aliança que vem sendo costurada entre PSDB e PMDB não vingar em 2014, o partido tem uma alternativa na majoritária para garantir o palanque presidencial no Estado. Por isso, a posição de Balestrassi é partidária. 
 
Nacionalmente, para os tucanos, a preferência seria a garantia de uma candidatura majoritária no Estado com um nome do PMDB. A costura que envolveria o ex-governador Paulo Hartung ou o senador Ricardo Ferraço na candidatura ao Palácio Anchieta fortaleceria mais o palanque de Aécio. 
 
O PMDB não tem candidato a presidente, o que facilita as movimentações no Estado. Mas se a costura não der certo, o PSDB lança o nome de Balestrassi. Se para Aécio não é a melhor opção, já que Balestrassi nunca foi testado em uma disputa estadual e está sem mandato eletivo desde 2008, quando deixou a prefeitura de Colatina (noroeste do Estado), para os tucanos locais a candidatura é uma excelente ideia. 
 
As pretensões do partido estão voltadas para a disputa proporcional, sobretudo, para a Câmara dos Deputados. A menos que haja uma reviravolta no Supremo Tribunal Federal (STF), a disputa terá nove vagas e o PSDB quer duas. 
 
Para isso, pretende lançar seus principais nomes para a disputa: o deputado federal Cesar Colnago; ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas; o ex-prefeito de Vila Velha, Max Filho e a ex-deputada federal Rita Camata. Para fortalecer a proporcional é importante uma candidatura majoritária que guarneça o projeto do partido. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/