quinta-feira, agosto 7, 2025
24.9 C
Vitória
quinta-feira, agosto 7, 2025
quinta-feira, agosto 7, 2025

Leia Também:

Casagrande acusa Hartung de chantagear prefeitos do PSB

O ex-governador Renato Casagrande usou as redes sociais nesta terça-feira (15) para fazer uma denúncia grave contra o governador Paulo Hartung (PMDB). O socialista afirmou que os prefeitos do PSB estariam sendo assediados pelo governador. Em troca de recursos, os prefeitos teriam que deixar o partido do ex-governador.
 
“O atual governador tem chamado lideranças do PSB, prometendo e afirmando que só repassará recursos se saírem do partido. Isso é a velha política. Um atraso, uma pressão desnecessária sobre os prefeitos e um desrespeito com a população capixaba”, disse o ex-governador em um vídeo publicado nas redes sociais. 
 

A VOLTA DA VELHA POLÍTICAOlá meus amig@s! No período que governei o Espírito Santo adotei uma prática republicana na relação com os municípios. Repassei recursos através de fundos e não fiquei olhando para qual partido pertencia o prefeito ou prefeita. Até porque, o repasse do recurso é um envio de dinheiro público, não estava repassando ao administrador do município, e sim para a população. Sabemos que dessa forma nós inovamos na pratica política. Infelizmente estamos assistindo ao desmonte dessa nova prática. O atual governador tem chamado lideranças do PSB, prometendo e afirmando que só repassará recursos se saírem do partido. Isso é a velha política. Um atraso, uma pressão desnecessária sobre os prefeitos e um desrespeito com a população capixaba!

Publicado por Renato Casagrande em Terça, 15 de março de 2016

 
No governo Casagrande foram criados fundos que faziam repasses diretos para os municípios. Assim que chegou ao governo, Paulo Hartung cortou os fundos, alegando falta de recursos em caixa, situação que havia sido causada, segundo o peemedebista, pelo descontrole na gestão do Estado na gestão de seu antecessor, Casagrande.
 
No início do governo atual, por várias vezes, os prefeitos do Estado se reuniram no Palácio Anchieta cobrando ajuda para equilibrar as contas com o agravamento da crise econômica. Mas receberam negativas. Os aliados, porém, vêm recebendo benesses do governo do Estado. Em Vila Velha, por exemplo, Hartung vem caminhado com frequência com o prefeito Rodney Miranda (DEM) e feito entregas no município.
 
Em 2012, o PSB elegeu 22 prefeitos, alguns deles deixaram a sigla, mas o partido ainda tem um bom número de prefeituras, embora tenha perdido a principal delas, com a migração de Audifax Barcelos, prefeito da Serra, para a Rede e ter iniciado uma aproximação com Hartung, ainda em 2014. Mas a intenção palaciana é desidratar completamente o PSB. 
 
Casagrande criticou a forma como Hartung vem barganhando os recursos do Estado com o viés político. “No período em que governei o Espírito Santo adotei uma prática republicana na relação com os municípios. Repassei recursos através de fundos e não fiquei olhando para qual partido pertencia o prefeito ou prefeita. Até porque o repasse do recurso é um repasse de dinheiro público, não estava repassando ao administrador do município e sim para a população. Sabemos que dessa forma nós inovamos na pratica política. Infelizmente estamos assistindo ao desmonte dessa nova prática”, disse o socialista no vídeo. 

Mais Lidas