quinta-feira, julho 3, 2025
18.9 C
Vitória
quinta-feira, julho 3, 2025
quinta-feira, julho 3, 2025

Leia Também:

Casagrande anuncia maior integração das polícias no combate à criminalidade

Enfrentamento rigoroso à criminalidade e integração da Polícia Miliar com a Policia Civil foram os pontos destacados pelo governador eleito, Renato Casagrande (PSB), nesta quinta-feira (22), ao anunciar os nomes que formarão a cúpula da área de segurança pública a partir de janeiro de 2019. 

“Vamos passar uma borracha em 2017 [referindo-se à greve geral da PM] e olhar pra frente, sabendo da importância da integração da Polícia Militar com a Polícia Civil para o enfrentamento ao crime contra a vida”, disse Casagrande, que anunciou, também, Lenise Loureiro como secretária de Gestão e Recursos Humanos e Valésia Perozini chefe de Gabinete. 

O comandante da Polícia Militar será o coronel Moacyr Leonardo Barreto Mendonça, o delegado José Darcy Santos Arruda chefiará a Polícia Civil e o coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior ficará responsável pela Casa Militar. 

O governador eleito prometeu para os próximos dias os nomes para outros cargos da área, todos sob a coordenação do secretário de Segurança, delegado federal Roberto Sá, que também participou do ato, juntamente com a vice-governadora, Jaqueline Moraes, Lenise Loureiro e os futuros ocupantes dos cargos anunciados. 

Renato Casagrande destacou o compromisso de campanha de combate à violência, afirmando que será necessário para combater diálogo entre as forças de segurança, com disciplina e firmeza. 

O futuro comandante da PM é bacharel em Direito, com vários cursos de especialização na área de segurança e em gestão pública. Atualmente, é responsável pela Diretoria de Finanças da corporação. O delegado Arruda, que chefiará a Polícia Civil, é atualmente diretor da Divisão de Polícia Especializada. 

A secretária de Gestão, Lenise Loureiro, é ex-secretária de Desenvolvimento da  Cidade de Vitória e já exerceu cargo semelhante na gestão anterior de Casagrande. Filiada ao PPS, disputou, sem obter êxito, uma vaga na Câmara Federal nas últimas eleições.

Até esta quinta-feira, Casagrande já confirmou os seguintes nomes do secretariado: Fabio Damasceno, Transportes e Obras Públicas; Nara Borgo, Direitos Humanos; Luiz Carlos Cruz, Justiça; Luiz Cesar Maretto, Departamento de Estrada de Rodagem (DRE-ES); Álvaro Duboc, Planejamento; Rogelio Pegoretti, Fazenda; Vitor de Angelo, Educação; Davi Diniz de Carvalho, Casa Civil; Flavia Mignoni, Comunicação; Luiz Paulo Vellozo Lucas, Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); Roberto Sá, Segurança Pública; e Rodrigo de Paula, Procuradoria-Geral do Estado. 

Mais Lidas