Quinta, 25 Abril 2024

Casagrande demonstra força e controle da Assembleia

Casagrande demonstra força e controle da Assembleia

O processo que culminou com o início da tramitação de uma nova PEC para garantir a reeleição do deputado Theodorico Ferraço (DEM) fortaleceu o governador Renato Casagrande na articulação com os deputados estaduais. Ficou evidente que houve uma transigência da Assembleia em favor de seu presidente, em uma movimentação que teve muita negociação, e não uma pressão que colocou o governador contra a parede.



Para que Ferraço fosse reeleito, houve condições colocadas pelo governador, o que garantirá a Casagrande um período de tranquilidade no trato com os deputados. Evidentemente, algumas incompatibilidades devem ficar, mas sem prejudicar a estabilidade da harmonia que o governador precisa para pavimentar sua candidatura à reeleição em 2014.



Na manhã dessa quarta-feira (14) ainda havia alguns focos de incêndio no plenário, mas no final da sessão já havia se consolidado toda a articulação para garantir um termo que atenda aos dois lados de forma satisfatória. Ferraço assume a Assembleia por mais dois anos, porém, o controle da Casa volta a ser do governador.



Esse sentimento ficou implícito na fala de dois candidatos em potencial em favor de Theodorico Ferraço durante a sessão.  O primeiro a falar foi o deputado Roberto Carlos (PT), apontado como o grande interlocutor do processo. Embora Elcio Alvares (DEM) tenha assumido a autoria, os meios políticos acreditam que ele não tenha a capacidade de articulação para comandar toda a movimentação.



O petista vinha sendo apontado como o candidato da preferência do Palácio Anchieta para a sucessão de Theodorico. Depois dele, falou a deputada estadual Luzia Toledo (PMDB), que também vinha sendo apontada como uma possível candidata. O colega dela de bancada, o deputado Sérgio Borges, foi quem teria lançado o nome da parlamentar ao cargo. Luzia agradeceu a gentileza do colega, mas afirmou que seu candidato sempre foi Ferraço.



Para os meios políticos a postura de Ferraço de avanços e recuos foi domada pelo governador. Ao presidente, depois de aprovada a reeleição, caberá cuidar para que a harmonia com o Palácio Anchieta seja mantida.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/