Sábado, 27 Abril 2024

Casagrande e Hartung afinam discurso para manutenção da unanimidade

Casagrande e Hartung afinam discurso para manutenção da unanimidade

As declarações de apoio mútuo, via imprensa, do governador Renato Casagrande (PSB) e do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) mostram que ambos estão afinados no discurso e dispostos a manter o sistema político que dará sustentação à reeleição do socialista. A união dos dois mantém coesa também a base dependente política e economicamente do grupo.



Desgastado por denúncias e com capital eleitoral esvaziado, Hartung não é uma ameaça ao palanque do socialista. Por outro lado, totalmente incluído no grupo político do ex-governador, Casagrande também não é uma ameaça ao projeto político de seu antecessor. Por isso, os dois não teriam motivos para o racha. Assim, Casagrande agora protege Hartung e, consequentemente, o palanque em que se elegeu em 2010, evitando desequilíbrios para a disputa do próximo ano.



Já Hartung encontra em Casagrande um nome com densidade para levar à frente o projeto do grupo. Isto porque outras lideranças ligadas a Hartung não teriam o mesmo peso. Ricardo Ferraço (PMDB) não dá sinais de que pretende entrar no jogo do próximo ano; Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), depois da derrota do ano passado na disputa municipal, também está fora.



O ex-prefeito de Vitória, João Coser (PT), trabalha no sentido de se viabilizar para o Senado, mas vai depender da conjuntura política, para o governo do Estado não teria condições. E o próprio Hartung também reconhece o risco que seria disputar a eleição no próximo ano, principalmente, com a possibilidade de ter de vir a enfrentar o senador Magno Malta (PR).



Malta não depende do aporte financeiro que a unidade do grupo representa para a maioria da classe política e que é o principal elemento de ligação dos partidos e candidatos que fazem parte do bloco. O senador consegue seu financiamento sem precisar se integrar à base palaciana. Por isso, é difícil controlá-lo e com o potencial eleitoral que o senador tem, Hartung em desgaste de prestígio não seria um candidato em condições de bater o republicano.



Casagrande, disputando a reeleição tem mais condições de enfrentar o palanque de Malta. Mas para o restante da classe política o acerto de discurso entre Hartung e Casagrande significa melhor posicionamento político para a disputa do próximo ano, principalmente para quem vai disputar reeleição para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.



O mercado político já entendeu que se antes Hartung dominava as articulações eleitorais, ele agora divide o posto com o governador Casagrande. Como o sistema econômico que financia as campanhas orbita em torno desse sistema de unanimidade política, a base de Casagrande se mantém unida para se beneficiar também do sistema econômico.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/