Sexta, 10 Mai 2024

Casagrande entra na briga para ganhar em seu reduto natal

Casagrande entra na briga para ganhar em seu reduto natal

 

Com 26.591 eleitores, o município de Castelo, no sul do Estado, não é exatamente uma vitrine política. Mas este ano a eleição na cidade chamará a atenção do resto do Estado, por um único motivo: é onde nasceu o governador Renato Casagrande. Assim como Paulo Hartung (PMDB), que é de Guaçui, na mesma região, o socialista sofre com a sina da dificuldade de vencer em seu primeiro reduto. 
 
Este ano, o governador – embora tenha prometido não subir em palanque algum nas disputas municipais, para não alvoroçar a base – aposta suas fichas em Jair Ferraço (PSB), mas a construção da candidatura não foi fácil, com muitas interferências do mercado político tentando dificultar a candidatura palaciana. 
 
Mesmo assim, iniciado o processo eleitoral, Jair Ferraço está na frente na corrida à prefeitura, mas é bom não descartar a capacidade de crescimento de pelo menos dois dos quatro candidatos a prefeito. Além do socialista, o vereador José Carlos Puziol (PDT) é outro nome que pode crescer, e ainda o vereador Warlen Bortoli (PSC), o Vermelho, que teve candidatura barrada. Mas se ele conseguir reverter a situação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pode dividir os votos, acirrando a disputa. 
 
Quando governador, Paulo Hartung também teve muita dificuldade para conseguir vencer em Guaçui. Seu candidato no município sempre foi o ex-prefeito Luiz Moulin (PSDB), que nas duas eleições realizadas durante seu governo não logrou êxito na disputa municipal. Nos meios políticos, uma movimentação ocorrida no município, que cassou o então prefeito Luciano Machado, foi atribuída na época às manobras palacianas, para tentar emplacar um nome ligado ao ex-governador. 
 
No caso, Vagner Rodrigues (PMDB). Nesta eleição Moulin disputa novamente, mas também não vem liderando o processo eleitoral. A expectativa este ano é que Casagrande invista na disputa de Jair Ferraço no município, afinal, par aos meios políticos, vencer na cidade natal é tão simbólico quanto vencer nos grandes colégios eleitorais.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 11 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/