Domingo, 28 Abril 2024

Casagrande fica de fora das articulações do PSB nacional para 2014

Casagrande fica de fora das articulações do PSB nacional para 2014
No encontro promovido pelo governo de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, no Recife com as lideranças do partido para discutir as eleições 2014, chamou a atenção a ausência do governador do Estado Renato Casagrande. O capixaba que já foi o segundo homem na cúpula nacional do partido, ocupando a Secretaria Geral do PSB, não fez parte do mapa do presidenciável, que considerou os seis maiores colégios eleitorais do País para a discussão. 
 
O simbolismo da ausência de Casagrande no encontro vai além do fato de o Espírito Santo não ser um campo novo para o partido. O governador do Estado vem pregando um palanque neutralidade para a disputa de 2014, que permitirá que o PT e o PMDB possam apoiar sua candidatura à reeleição. 
 
Para manter os aliados locais, o governador do Estado parece estar disposto a não apoiar a candidatura do presidenciável socialista. A movimentação de Casagrande não desestimulou a candidatura de Campos, que parece disposto a seguir seu projeto presidencial independentemente do apoio de Casagrande. Em julho passado, houve uma tentativa de enquadramento do governador capixaba ao projeto nacional do PSB, com a vinda ao Estado do secretário-geral do partido, Siqueira Campos. 
 
A investida, porém, não surtiu efeito e Casagrande não dá sinais de adesão à campanha socialista. O impasse com o governador capixaba não afeta as movimentações socialistas, que conta com parcerias nos maiores colégios eleitorais do País, com o PSDB para garantir o palanque  de Campos em colégios eleitorais quantitativamente mais relevantes que o Espírito Santo. 
 
Um dos temas em debate no encontro dessa segunda-feira foi a formação dos palanques estaduais que darão suporte à candidatura de Campos ao governo federal. O partido também quer colocar peso na proporcional com o mesmo objetivo. O encontro contou com representantes seis maiores colégios eleitorais do País: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul.
 
Até a escolha do local do encontro, Recife, foi simbólico. Se Casagrande tivesse participado da reunião, ainda que não opinasse sobre o tema, o fato de se deslocar para Pernambuco, daria uma demonstração de que abona a candidatura do colega socialista, posição que complicaria a tese da neutralidade. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/