Quinta, 02 Mai 2024

Cenário de Cariacica continua favorável a Helder em 2014

Cenário de Cariacica continua favorável a Helder em 2014
Mesmo sem conseguir muita visibilidade na Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, o ex-prefeito de Cariacica Helder Salomão (PT) continua muito bem cotado para a disputa de deputado federal no próximo ano, pelo menos no município de Cariacica. 
 
Com um eleitorado de 200 mil votantes, o ex-prefeito continua sem adversários com peso político que possam fazer frente a seu favoritismo para a disputa proporcional. As dificuldades de Helder podem estar ligados à coligação à qual ele fizer parte.
 
O PT tem apenas uma das 10 vagas de deputado federal, e se repetir a coligação com PMDB e PSB terá dificuldade em ampliar esse quadro. Além de Helder, também disputam a Câmara pelo PT no próximo ano a deputada federal Iriny Lopes e o vice-governador Gilvaldo Vieira. O ex-prefeito João Coser é ainda é uma incógnita. Assim como a senadora Ana Rita, que disputa com o ex-prefeito a prerrogativa de disputar a vaga no senado. Os dois também disputam, junto com Perly Cipriano, a presidência regional do partido.
 
O prefeito atual, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), ainda não convenceu o eleitorado neste ano em que está à frente da municipalidade. Para contrapor à candidatura de Helder, o prefeito deve apostar em seu vice-prefeito Bruno Polez (PRB), no ex-deputado estadual Wolmar Campostrini (PSB) e no presidente da Câmara de Cariacica, Marcos Bruno (PRTB).
 
Mas para os meios políticos locais, essas candidaturas não seriam capazes de impedir a eleição de Helder, colocando-o, inclusive, em condições de disputa para a sucessão municipal, em 2016, quando Juninho vai buscar a reeleição para o cargo e deve enfrentar o antecessor. 
 
Quem também pode entrar na disputa pelos votos de Cariacica é o deputado estadual Marcelo Santos (PMDB), mas ele ainda não decidiu se vai mesmo tentar uma cadeira na Câmara ou concorrer à reeleição à Assembleia. 
 
Por falar em Assembleia Legislativa, a disputa ao Legislativo estadual promete ser bastante disputada no município. O deputado Gilsinho Lopes (PR) vem sendo assediado pelo partido para disputar uma vaga de federal, o que alivia o cenário. Mas também têm Cariacica como base Lucia Dornellas (PT), José Esmeraldo (PMDB) e Sandro Locutor (PPS).
 
Desses, a melhor situação a de Sandro Locutor. Ele que deixou o PV para migrar para o PPS, além dos votos no município deve ter o apoio do prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV). Lúcia Dornellas tem como principal dificuldade o fato de não conseguir a transferência de votos de Helder para ela. 
 
A deputada deve agir em parceria com o secretário de Turismo do Estado Alexandre Passos, mas ela leva mais votos para ele em Cariacica do que ele para ela em Vitória.
 
José Esmeraldo tem como principal dificuldade o fato de o PMDB ter uma chapa muito pesada, podendo ter os seus atuais sete deputados estaduais na próxima eleição. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/