Sexta, 29 Março 2024

​Cenário político encolhe em Vila Velha para quatro pré-candidaturas

maxfilho_tatibeling_ales Tati Beling/Ales
Tati Beling/Ales

O prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), candidato à reeleição, o vereador Arnaldinho Borgo (Podemos), o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD) e o deputado estadual Hudson Leal (Republicanos) são os quatro que devem se firmar até o pleito deste ano, das seis pré-candidaturas sinalizadas no mercado político para disputar as eleições municipais em Vila Velha, apesar de outros nomes colocados nas atuais movimentações.

Um deles o vice-presidente do PSL, Amarildo Lovato, depois que rompeu politicamente com o vereador Arnaldinho, semana passada, com quem negociava para entrar na vaga de vice. Sem garantia, deixou o grupo e nesta terça-feira (26) confirmou seu nome como pré-candidato a prefeito, já anunciado em abril.

O partido vem de um racha interno iniciado em março deste ano, com a mudança na executiva estadual e expulsão do deputado estadual Capitão Assumção, hoje no Patriota, que foi agravado nessa segunda-feira (25), com críticas ao atual presidente, deputado Alexandre Quintino, e a renúncia do deputado estadual Danilo Bahiense da liderança do PSL na Assembleia, anunciada durante a sessão virtual, acompanhado pelo também deputado Torino Marques.

"Com a votação que teve em Vila Velha na eleição passada, o PSL não é um partido para engordar candidaturas e fazer apenas um vereador", justificou Amarildo em relação à saída do grupo de Arnaldinho Borgo, lamentando, também, a postura do deputado Danilo Bahiense: "Ajudei muito o Danilo", comentou.

O cenário no município, dono do segundo maior colégio eleitoral do Espírito Santo, apontando 315,3 mil eleitores, atrás da Serra, com 327 mil, se forma com o prefeito Max Filho, bem avaliado no mercado, que sinaliza ainda uma aproximação do PSL.

Seria uma tentativa de negociar a vice, sem chance de obter êxito, segundo destacam lideranças políticas, apesar de Amarildo Lovato anunciar sua pré-candidatura. A análise leva em consideração que o PSL perdeu força pós a eleição geral de 2018, deixando de ser o partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, e considerando, também, o viés de baixa do governo federal. O partido atravessa uma fase de desidratação não só no Estado, mas no País.

Arnaldinho Borgo, Neucimar Fraga e Hudson Leal se movimentam a fim de confirmar apoios, enquanto os deputados Hércules Silveira (MDB) e Rafael Favatto (Patriota) mantêm o nome na disputa, mas são vistos por lideranças políticas como pré-candidaturas que serão sufocadas, por falta de uma estrutura para tocar a campanha.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 1

João Artem em Quinta, 28 Mai 2020 13:30

Sou João Artem, presidente do PSB de Vila Velha. Sobre o artigo "Cenário Político encolhe em Vila Velha" gostaria de manifestar que o Deputado Ted Conti, está mantido candidato a prefeito de Vila Velha. Seu domicílio eleitoral já está em Vila Velha e, no momento em que as condições de saúde permitirem, come-çaremos a organização da campanha do mesmo no município.
Seria interessante vocês ouvirem o Deputado para que o mesmo confirme esta definição.

Sou João Artem, presidente do PSB de Vila Velha. Sobre o artigo "Cenário Político encolhe em Vila Velha" gostaria de manifestar que o Deputado Ted Conti, está mantido candidato a prefeito de Vila Velha. Seu domicílio eleitoral já está em Vila Velha e, no momento em que as condições de saúde permitirem, come-çaremos a organização da campanha do mesmo no município. Seria interessante vocês ouvirem o Deputado para que o mesmo confirme esta definição.
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/