Com o fim de abril, o governo Paulo Hartung (PMDB) chega ao seu quinto mês de existência, mas a equipe ainda não está completa. O governador parece ter desistido mesmo de criar a Secretaria de Trabalho, logo, a subsecretaria sobre o tema deve voltar para a pasta da Assistência Social. No Esporte, Valdir Klug continua respondendo interinamente pelo cargo.
Quando assumiu o governo, Hartung anunciou seus secretários e deixou dois espaços em aberto, que seriam para as articulações com a classe política. Naquele momento, se falava em trazer um deputado federal para uma das pastas e dar lugar à mulher do presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço, Norma Ayub, ambos do DEM.
A outra vaga, mais precisamente a de Esportes, estaria reservada ao deputado estadual Guerino Zanon (PMDB), que já foi titular dessa secretaria no primeiro mandato de Hartung. Essa movimentação daria espaço na Assembleia Legislativa ao ex-deputado estadual José Esmeraldo (PMDB), primeiro suplente da coligação. Mas, os comentários nos bastidores eram de que Hartung não estaria disposto a fazer essa movimentação.
A confusão criada em Linhares, com a manobra na Câmara de Vereadores para rejeitar as contas do exercício de 2011 de Guerino, quando estava à frente da prefeitura, também atrapalhou as articulações. Para o Turismo, o governador anunciou no final de março o nome do turismólogo José Sales Filho. Para a pasta do Esporte, ainda não se sabe quem o governador vai indicar. Mas a tendência é de que também não seja um aliado político.
Quanto à promessa de criar a Secretaria de Trabalho no governo, desvinculando o setor da Pasta de Assistência Social, a articulação também se esvaziou. Para os meios políticos, o governador não quer evitar os reflexos do escândalo envolvendo a cúpula do PT Nacional.
Isso porque a ideia era a de puxar o deputado estadual José Carlos Nunes para o Executivo, o que acomodaria na Assembleia o ex-deputado Luiz Durão (PDT), primeiro suplente da coligação.

