Sexta, 17 Mai 2024

Com negativa do PR para disputa presidencial, Magno Malta tem nova realidade

Com negativa do PR para disputa presidencial, Magno Malta tem nova realidade
Na última quinta-feira (26), o delegado Fabiano Contarato teve um encontro com o senador Magno Malta (PR), em um restaurante da Praia da Costa, em Vila Velha. Outros seis delegados participaram, mas ninguém fala sobre o assunto. 
 
Contarato também vem conversando com o governador Renato Casagrande. A posição colocada pelo delegado no jornal A tribuna desta terça-feira (1), mostra uma estratégia política muito cuidadosa, podendo colocá-lo tanto em um quanto em outro palanque. 
 
A negativa do PR nacional em dar aval à candidatura de Malta a presidente da República, como ele vinha alardeando no mercado político, foi um baque forte no projeto do senador. O partido ainda cercou o caminho dele, ameaçando cobrar seu mandato caso ele busque uma alternativa para viabilizar a candidatura, migrando para o PEN.
 
Essa movimentação nacional do PR traz um novo cenário para a disputa de 2014. No Estado, o partido está desidratado com a saída de medalhões, justamente por conta da possibilidade de Malta se afastar da base do governador Renato Casagrande e lançar candidatura majoritária no ano que vem. 
 
Deixaram o partido dois nomes que vão disputar a eleição de deputado federal: Neucimar Fraga e Vandinho Leite. Nomes cotados para a Assembleia Legislativa, como os deputados Glauber Coelho e José Esmeraldo, e o vice-prefeito de Vitória, Waguinho Ito, também foram no mesmo barco. 
 
Com mais quatro anos de mandato no Senado, a Malta caberia ou disputar o governo do Estado ou apoiar a reeleição de Renato Casagrande, já que no palanque que o grupo de Paulo Hartung (PMDB) vem tentando construir não haveria lugar para o republicano e nem ele iria subir.  
 
Além de seu posicionamento na disputa do próximo ano, outra movimentação que deve ser estudada pelo senador é a acomodação da candidatura da mulher dele, a deputada federal Lauriete (PSC). Para garantir o segundo mandato, ela precisa de uma coligação forte, ainda mais em um cenário de redução de vagas. Embora tenha um capital de votos importante, as alianças serão fundamentais para garantir sua permanência na Câmara. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/