Domingo, 28 Abril 2024

Com Sérgio Borges no alvo dos protestos, outros nomes ganham força na disputa por vaga no TCE

Com Sérgio Borges no alvo dos protestos, outros nomes ganham força na disputa por vaga no TCE
Um dos pontos da pauta dos manifestantes que ocuparam durante 12 dias a Assembleia Legislativa, com a missão de pressionar a votação do decreto legislativo que propõe o fim da co branca do pedágio na Terceira Ponte, trata da escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
 
O deputado Sérgio Borges (PMDB), que vinha sendo apontado como franco favorito para ocupar a vaga aberta com a aposentaria do conselheiro Marcos Madureira, virou alvo dos protestos. O documento apresentado nesse sábado (13) pelo grupo, antes de deixar a Assembleia, pede “a não eleição” de Borges para o cargo. 
 
O movimento não esclarece, porém, se a proposta é fortalecer a escolha de um conselheiro-cidadão ou simplesmente barrar a indicação de Borges para a vaga. O líder do governo na Assembleia foi condenado por improbidade pelo suposto desvio de diárias na Assembleia Legislativa. 
 
Observadores políticos não acreditam que os deputados abram mão da vaga para entregá-lo a um nome de fora do Legislativo, mas também admitem que Borges, que já tinha mais de meio caminho andado rumo ao TCE, retrocedeu, e pode até ser superado pelos colegas Cláudio Vereza (PT) e Paulo Roberto (PMDB). 
 
Vereza aproveitou a surpreendente posição da bancada petista, que rachou pela primeira vez a base de sustentação do governo ao apoiar a proposta pelo fim do pedágio. O petista claramente tenta “pegar carona” no movimento “Ocupa Ales”. 
 
O deputado Paulo Roberto, hartunguete de carteirinha, é outro nome que pode ganhar força. Ele, que se inscreveu de última hora, talvez já estivesse contando com um tropeço do colega peemedebista.
 
O ex-governador Paulo Hartung (PMDB, circula nas conversas de bastidores da classe política, já estaria articulando o nome de Paulo Roberto. Há uma tese de que Borges estaria sendo “perseguido” por emissários de Hartung. A missão desse grupo seria simplesmente minar as os planos de Borges e fortalecer o nome de Paulo Roberto, que contaria ainda com a forte rejeição que o petista Cláudio Vereza tem na Casa. 
 
Um quarto nome da Assembleia é do deputado Dary Pagung (PRP), que não demonstra ter estatura política para derrotar seus adversários e praticamente está riscado do páreo.
 
Mas as notícias não são inteiramente negativas para Borges. Se o movimento Ocupa Ales incluiu o nome do peemedebista na pauta, também atrasou a agenda da Assembleia, dando mais tempo para o deputado tentar reverter seu processo na Justiça. 
 
A escolha do novo conselheiro, que só acontece após o recesso parlamentar, na próxima quarta-feira (17), estica o prazo para Borges, mas não garante fôlego para o deputado se manter como favorito. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/