Sexta, 29 Março 2024

​Comissão da Câmara Federal propõe ajuda financeira às microempresas

helder_salomao_agenciacamara Agência Câmara

A facilitação de crédito com alterações no Programa Nacional de Apoio às Microempresas (Pronampe) e reedição do cartão do Banco de Desenvolvimento Econômico (BNDES) para os microempreendedores individuais (MEI) e micros e pequenas empresas, com operacionalização exclusiva para bancos oficiais, são as propostas que foram discutidas na audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS), da Câmara Federal, nesta sexta-feira (23).

As propostas serão apresentadas aos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), respectivamente, pela  frente parlamentar mista das micro e pequena empresas e lideranças partidárias, segundo decisão dos participantes da audiência, proposta pelo deputado federal do Estado, Helder Salomão (PT).

O parlamentar entende que os pequenos negócios, bem como os empreendedores individuais, precisam de apoio financeiro do governo federal e de incentivos para não quebrarem e terem condições de manter os empregos durante a pandemia do coronavírus.

No requerimento à Comissão de Desenvolvimento Econômico, o deputado aponta que a "crise econômica e social agravada pela pandemia do novo coronavírus descortinou a necessidade urgente de que o Estado brasileiro tenha mecanismos de proteção e auxílio aos pequenos negócios" e destaca que "os pequenos negócios sofreram sobremaneira com as medidas de contenção e disseminação do novo coronavírus, este que é o setor responsável pela maior geração de emprego e renda".

Levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revela que a situação financeira da maioria das empresas (73,4%) já não estava boa antes mesmo da crise gerada pela Covid-19. Quase a metade dos empresários (49%) respondeu que as finanças estavam razoáveis, enquanto 24,4% responderam que estavam ruins.

Embora o custo com pessoal apareça entre os principais gastos da maioria das empresas (57,1%), apenas 18,1% delas precisaram fazer demissões para manter a saúde financeira dos negócios. Em média, elas demitiram três colaboradores após o início da crise.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/