Quarta, 24 Abril 2024

Coser capitaliza com vitórias do PT de olho nas eleições de 2014

Coser capitaliza com vitórias do PT  de olho nas eleições de 2014

 

O prefeito de Vitória João Coser obteve uma vitória simbólica para suas articulações futuras dentro do PT. Isso porque, dos seis prefeitos eleitos do partido, a maior parte tem uma aproximação com o grupo do prefeito de Vitória. Além disso, Coser mantém boa relação com os que não foram eleitos necessariamente pela ligação partidária.
 
Tratam-se dos prefeitos reeleitos Carlos Casteglione, em Cachoeiro de Itapemirim e Leonardo Deptulski, em Colatina, que tiveram êxito eleitoral mais por conta das ligações externas ao PT do que propriamente pela influência do partido.
 
Esse ganho de capital facilita a vida de Coser para suas pretensões eleitorais em 2014. Passa a ser a única liderança do partido com uma base de prefeitos que lhe garantirá uma sustentação para uma candidatura a deputado federal na disputa de 2014.
 
Mas para conseguir a vaga terá que disputar com a deputada federal Iriny Lopes, que apesar de sair derrotada da disputa na Capital, conseguiu visibilidade no Estado todo com o processo eleitoral deste ano. Como o PT só deve conseguir uma cadeira na bancada federal, a disputa fica mesmo entre os dois.
 
Quem saiu perdendo nessa disputa é o prefeito de Cariacica, Helder Salomão, que não obteve êxito em fazer sua sucessora (Lúcia Donellas) no município. Ele deve ocupar a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado, mas como a pasta não tem tanta visibilidade quanto às demais, pode não conseguir a musculatura necessária para uma disputa em 2014, embora o prefeito não tenha uma imagem desgastada nos meios políticos.
 
Dos eleitos, nenhum dos nomes é ligado à corrente lulista no Estado, o que prejudica ainda mais o projeto nacional no Espírito Santo. A presidente Dilma Rousseff, que perdeu a disputa presidencial em 2010, na Capital, governada por Coser, pode ter mais dificuldade ainda em consolidar o projeto de reeleição no Estado.
 
Coser analisa o cenário de forma otimista e já cogitou, inclusive, a disputa ao Senado em 2014, mas como apenas uma vaga estará em disputa e a fila para conquistar esse espaço é grande, os meios políticos projetam um voo de Coser até a Câmara dos Deputados e com dificuldade, já que o prefeito saiu desgastado de sua gestão.
 
Além de Casteglione e Leonardo Deptulski, o PT elegeu também Ademar Schneider (Itarana), Pedro Costa Filho (Ecoporanga), Romero Gobbo Figueiredo (João Neiva) e Luzimar Mielke (Vila Valério).

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/