Sexta, 17 Mai 2024

Dary Pagung é o novo presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa

Dary Pagung é o novo presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa
Depois de uma semana de discussão com o foco na polarização entre os deputados Atayde Armani (DEM) e Luzia Toledo (PMDB), a Comissão de Finanças elegeu, na tarde desta segunda-feira (18), o deputado Dary Pagung (PRP) por unanimidade. 
 
Os deputados exaltaram o consenso na escolha de um nome que representasse neutralidade na relação do Executivo com o Legislativo, garantindo a governabilidade de Renato Casagrande. 
 
Esse foi o discurso oficial, mas nos bastidores a batalha pela presidência da Comissão de Finanças não foi nada tranquila. Atayde era o vice-presidente do colegiado e com a ida de Sérgio Borges para o Tribunal de Contas do Estado, havia a expectativa de que o parlamentar assumisse automaticamente" a presidência. 
 
Mas Atayde não estaria disposto a abrir mão da comissão de Agricultura, o que causou problemas na acomodação das forças. O nome de Atayde perdeu força depois que começou a correr na Assembleia que o presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM) estivesse tentando demover o colega de bancada da disputa na Comissão. 
 
Na semana passada uma manobra de adiamento da sessão da comissão de Finanças mostrava indícios de uma reviravolta na eleição. Na quarta-feira (13), os deputados derrubaram o quorum da votação para que o debate fosse jogado para esta segunda-feira (18).
 
O PMDB, com três deputados na comissão – Luzia Toledo, Paulo Roberto e José Esmeraldo – seria o partido com o direito à presidência, mas nos bastidores da disputa havia problemas para a eleição do nome de Luzia Toledo. 
 
Isso porque, o comentário era de que além do deputado Euclério Sampaio (PDT), ela não teria o voto do colega de bancada José Esmeraldo, dificultando a eleição. Tanto Luzia quanto Pagung atendem ao interesse do governo do Estado, por isso a escolha de qualquer um dos dois atenderia ao Palácio Anchieta. 
 
A disputa interna, porém, mostra a relevância do cargo. A comissão de Finanças estava sob o comando do ex-deputado Sérgio Borges desde 2006, quando o então presidente Edson Vargas morreu em um acidente automobilístico, no norte do Estado.
 
A comissão é a mais importante da Assembleia, e ganha ainda mais destaque em ano eleitoral. Por ela passam as contas do governador do Estado e do Tribunal de Contas. É a Finanças que vota discute e modifica o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Também compete a Comissão opinar sobre todas as proposições quanto ao aspecto financeiro, que concorram diretamente para aumentar ou diminuir a despesa, assim como a receita, bem como os planos e projetos de desenvolvimento.
 
Com a eleição de Dary Pagung para o cargo de presidente, a estrutura da comissão passa a ser a seguinte: Atayde Armani é o vice-presidente; Euclério Sampaio (PDT), Lúcia Dornellas (PT), Luzia Toledo (PMDB), Paulo Roberto (PMDB) e José Esmeraldo (PMDB) são membros efetivos. Da Vitória (PDT), Glauber Coelho (PSB), Gilsinho Lopes (PR), Jamir Malini (PTN), Rodrigo Coelho (PT) e Sandro Locutor (PPS) são os suplentes.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/