Quinta, 02 Mai 2024

De olho na nacional, lideranças capixabas freiam movimentações

De olho na nacional, lideranças capixabas freiam movimentações
Depois de duas semanas de muitas movimentações da classe política devido à colocação do nome do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) na disputa ao governo do Estado, provocando uma divisão dentro do grupo que governa o Estado, as articulações sofrem uma desaceleração, pressionadas pelo cenário nacional.
 
Tanto o governador Renato Casagrande quanto o ex-governador Paulo Hartung devem se posicionar sobre a disputa a partir do próximo dia 15. Um prazo para que o cenário se estabilize. A oscilação dos presidenciáveis nas pesquisas nacionais é o motivo dessa freada das articulações. 
 
Nos meios políticos a leitura é de que Hartung prende o PT e sua rede, mas não descarta a relação com o PSDB. Enquanto o PT reafirma sua prioridade em reeleger Dilma Rousseff, os tucanos, por meio de sua principal estrela, Luiz Paulo Vellozo Lucas, afirma que o partido estará com quem aderir à candidatura de seu presidenciável, o senador por Minas Gerais Aécio Neves. 
 
Casagrande apresenta uma proposta de neutralidade para atrair os aliados para seu palanque de reeleição, mas se não tiver nem PT nem PSDB em sua campanha, poderá assumir a candidatura própria do PSB, com Eduardo Campos. 
 
No campo nacional, a pesquisa CNT/MDA - número 00086/2014 -, divulgada nessa terça-feira (29), mostra que na eleição deste ano será retomada a radicalização entre PT e PSDB pela Presidência, já que a queda das intenções de votos da presidente fortalece a candidatura tucana. Segundo a pesquisa, Dilma tem 37% e Aécio tem 21,6%. Já Eduardo campos aparece com 11,8%. Enquanto Aécio mantém a oposição ao governo petista, Eduardo se coloca como terceira via. 
 
Dependendo das movimentações dos próximos dias no campo presidencial e das ações das nacionais dos partidos para se posicionar estrategicamente no cenário que se desenha, as articulações no Estado devem ganhar mais clareza. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/