Sábado, 20 Abril 2024

​Deputados entram na campanha eleitoral e deixam Assembleia esvaziada

plenarioales_pandemia_ellencampanharo_ales Ellen Campanharo/Ales

Na segunda semana de campanha eleitoral oficial, a agenda de pautas para apresentação, discussão e votação de projetos de lei na Assembleia Legislativa está zerada. Com onze parlamentares na disputa às eleições municipais, quase a metade dos 30 que compõem a atual legislatura, o Plenário do Legislativo permanece praticamente vazio. 

As sessões híbridas, tendo a maioria dos parlamentares optado pela participação online, são vantajosas para os parlamentares, garantindo seus ganhos mensais: como não são obrigados a irem ao plenário, "comparecem" às sessões, somam o quórum, mas, de outro lado, a maioria mantém a câmera fechada e, muitas vezes, sequer respondem ao serem chamados pela Mesa Diretora. As exceções têm ficado por conta dos deputados Sergio Majeski (PSB), Dr. Hércules (MDB) e Iriny Lopes (PT), que discursam para o presidente em exercício, Torino Marques (PSL).

Segundo vice-presidente da Casa, as sessões sob a presidência de Torino ganham outra atração: para não perder a oportunidade, ele sempre volta a desempenhar o papel de radialista e apresentador de TV profissional que é, dando o tom de show. Mantém quem as assiste informado sobre tempo e horário e, invariavelmente, encerra as sessões nominando ao microfone até os que trabalham nos bastidores do Legislativo.

"Nunca vi isso em minha vida", comenta um antigo servidor público, e complementa: "O Erick sabe mexer com as pedrinhas", ironiza, em uma clara referência ao presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos). Ausente às sessões, Erick segue na campanha do Republicanos, em companhia do deputado federal Amaro Neto e do presidente do partido no Espírito Santo, Roberto Carneiro, diretor-geral da Assembleia, licenciado da função até depois das eleições. Organizam a arrancada para a sucessão do governador Renato Casagrande (PSB) em 2022.

Dos parlamentares, quem não disputa uma prefeitura nem por isso está fora da campanha eleitoral. Entre os onze diretamente envolvidos na campanha, muitos retornarão, depois de uma derrota nas urnas, outros assumirão as gestões em janeiro de 2021 e deixarão as vagas abertas para os suplentes.

Concorrem em Vitória os deputados Lorenzo Pazolini (Republicanos), Fabrício Gandini (Cidadania) e Capitão Assumção (Patriotas); na Serra, Alexandre Xanbinho (PL), Vandinho Leite (PSDB) e Bruno Lamas (PSB); em Cariacica, Euclério Sampaio (DC); em Linhares, Marcos Garcia (PV); em Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSD); em Vila Velha, Hudson Leal (Republicanos); e em Guararapari, Carlos Von (Avante).

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

Ronaldo Chagas em Segunda, 12 Outubro 2020 07:32

E os suplentes que mudaram de partido? Em caso de vacância, irão assumir os mandatos? ou a lei eleitoral, vai valer alguma coiosa.

E os suplentes que mudaram de partido? Em caso de vacância, irão assumir os mandatos? ou a lei eleitoral, vai valer alguma coiosa.
Danilo Salvadeo em Segunda, 12 Outubro 2020 18:14

Quem trocou de partido perde a vaga, que vai para o suplente seguinte.

Quem trocou de partido perde a vaga, que vai para o suplente seguinte.
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/