domingo, agosto 31, 2025
19.9 C
Vitória
domingo, agosto 31, 2025
domingo, agosto 31, 2025

Leia Também:

Deputados se movimentam para 2016 e dividem plenário da Assembleia Legislativa

O rompimento de Euclério Sampaio (PDT) com o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), anunciado da tribuna da Assembleia Legislativa na última terça-feira (24), chamou a atenção dos meios políticos. Essa dinâmica de lavar a roupa suja na tribuna da Assembleia vem se tornando uma dinâmica comum nessa legislatura. Os deputados têm feito várias movimentações voltadas para o processo eleitoral de 2016.
 
Os movimentos de Euclério surpreenderam as lideranças, já que o deputado tem uma boa quota de cargos na prefeitura (ele nega) e na primeira parte do mandato de Rodney Miranda demonstrou apoio ao prefeito. Mas para alguns observadores dos meios locais, os movimentos do deputado têm interesse na disputa do próximo ano. 
 
Com o prefeito em desgaste político, as lideranças de Vila Velha estariam buscando espaço para o pleito, embora a possibilidade de enfrentar nas urnas o ex-prefeito Neucimar Fraga (PV) afaste alguns nomes do processo. Como Rodney estaria dizendo a interlocutores que vai disputar a reeleição, o cenário teria mudado no município para o pedetista. 
 
Euclério também tem feito críticas constantes ao prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS). Essas críticas ganham coro no plenário com o deputado Marcelo Santos (PMDB), que disputou o pleito de 2012 com o prefeito. Mas ainda é cedo para dizer que isso cria condições para o peemedebista disputar a eleição, já que a entrada do ex-prefeito e deputado deferal Helder Salomão (PT) na disputa é dada como certa e ele é favorito.
 
O presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), também tem feito seus movimentos eleitorais, mas não voltados para seu município, Cachoeiro de Itapemrim, onde deve enfrentar o também deputado estadual Rodrigo Coelho (PT). Isso porque na eleição Ferraço é visto como favorito no município. O olhar de Ferraço é para o município vizinho, Itapemrim. Ele tenta preparar o campo para a volta da sua mulher, Norma Ayub (DEM) à prefeitura. Para isso, passou a atacar a gestão do atual prefeito Luciano Paiva (PSB). 
 
O deputado Bruno Lamas (PSB) age em duas frentes, a primeira para defender a gestão de Audifax Barcelos (PSB), na Serra, e a segunda na direção de Vandinho Leite (PSB). Seus movimentos pelo prefeito, porém, têm sofrido reação da bancada do PDT, que diante de ataques, partem em defesa do ex-prefeito da Serra e deputado federal Sérgio Vidigal. 
 
O deputado Guerino Zanon (PMDB), ao lado de Edson Magalhães (DEM), trabalha em outra frente. O peemedebista, enquanto tenta reverter um jogo adverso em relação às suas contas de 2011 na Prefeitura de Linhares, age para reverter a imagem deixada pela Operação Derrama, com uma CPI da Sonegação que está funcionando na Casa e tem como alvos os agentes que determinaram a prisão dele e do demista e outros ex-prefeitos.
 
Esses deputados vêm utilizando suas prerrogativas para falar aos eleitores de suas bases e criar condições para o pleito de 2016, seja de forma direta ou apoiando um aliado.   

Mais Lidas