Quarta, 01 Mai 2024

Dez partidos declaram apoio à reeleição de Casagrande

Dez partidos declaram apoio à reeleição de Casagrande
 
Lideranças  de dez partidos do Estado lotaram o auditório do Hotel Quality, em Vitória, na noite desta segunda-feira (12), para oficializar o apoio à reeleição do governador Renato Casagrande (PSB). O local é o mesmo em que o governador anunciou a candidatura à reeleição há uma semana. O espaço foi pequeno para acolher as lideranças de todas as agremiações. O evento foi uma clara demonstração de força política do socialista, que se prepara para enfrentar uma disputa polarizada com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB).
 
Declararam apoio ao governador PV, PP, PHS, PTdoB, PTN, PSDC, PSL, PRTB, PTC e PMN. Internamente, o PP tem resistência, mas a maioria defende o apoio. O PRB deixou o bloco, mas por problemas na acomodação proporcional.
 
O bloco que começou com oito partidos foi formado no ano passado. E desde o início mantinha conversas com Casagrande. A tendência de se juntar ao palanque governista aumentou depois que o PV, do ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga, entrou para o bloco. O grupo que pode conseguir duas vagas na bancada federal tem a estratégia de lançar candidatos com pesos eleitorais parecidos, garantindo o equilíbrio da chapa.
 
 
Na estadual, os partidos devem lançar cerca de 180 candidatos a deputado estadual, divididos em duas pernas. Para o governador, a possibilidade de ter um batalhão de cabos eleitorais é vantajosa, mas os integrantes do bloco vão cobrar espaço no governo como contrapartida.
 
Para os meios políticos, a declaração de apoio dos partidos fortalece ainda mais o governador na disputa polarizada contra Hartung. Na semana passada, 55 prefeitos anunciaram o apoio à reeleição de Casagrande. No fim de semana, mais oito prefeitos aderiram ao movimento de apoio ao socialista.
 
Hartung tenta atrair o PSDB para seu palanque, o que também levaria a reboque o DEM. Mas terá de abrir mão do PT, já que nacionalmente os partidos tiraram resoluções impedindo DEM e PSDB de fazerem qualquer coligação com o PT.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/