sexta-feira, maio 9, 2025
25.9 C
Vitória
sexta-feira, maio 9, 2025
sexta-feira, maio 9, 2025

Leia Também:

Diretórios do PT apresentam chapas inscritas para eleições internas

Açucena é a única vereadora da Grande Vitória que vai disputar Presidência

Divulgação

O prazo de inscrições de candidaturas e chapas do Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT) a nível municipal se encerrou no último dia 2 de maio. De acordo com o site oficial do PED, lançado nessa quarta-feira (7), foram registrados inscritos em pelo menos 62 das 78 cidades do Espírito Santo. Na maior parte dos casos, a disputa ficou polarizada entre as chapas “Construindo um Novo Brasil”, que representa a tendência interna que está no comando do partido a nível nacional e estadual, e “A Estrela tem que Brilhar”, reunindo correntes de oposição. A votação está marcada para 6 de julho.

A jovem vereadora Açucena, de Cariacica, é a única candidata à Presidência de um diretório municipal na Grande Vitória. Ela está na chapa “A Estrela tem que Brilhar”. O atual presidente do diretório de Cariacica é o advogado trabalhista Gaurink, integrante da chapa “Construindo uma Nova Cariacica”, que tentará a reeleição.

Em Vitória, o novo presidente municipal do PT também poderá ser um vereador. Isso porque Raniery Ferreira, suplente que vai entrar no lugar da vereadora Karla Coser durante a sua licença-maternidade, se registrou na disputa, representando a chapa “CNBES”. Liderança comunitária da região da Grande Goiabeiras, Raniery recebeu, nas eleições de 2024, o apoio do deputado estadual Denninho Silva (União), um aliado de primeira hora do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).

Karla, porém, faz parte da segunda chapa, “A Estrela tem que Brilhar”, representada na eleição para a presidência do diretório por André Carvalho, assessor político do Sindicato dos Servidores do Estado (Sindipúblicos). O atual presidente do PT de Vitória é o ex-vereador José Carlos Gomes Ferreira, integrante da “CNBES”. Professor Jocelino, eleito vereador de Vitória pelo PT no ano passado, não aparece como componente de nenhuma das duas chapas.

Em Vila Velha, o atual presidente do diretório municipal, Fabrício Santana, vai tentar a reeleição representando a chapa “Construindo um Novo Brasil”. Seu adversário será o ex-vereador João Batista Gagno Intra, o Babá, representando a chapa “A Estrela tem que Brilhar” – que também tem como um de seus componentes Rafael Primo, único vereador do PT no município.

No ano passado, Babá enfrentou uma disputa interna para garantir sua candidatura a prefeito de Vila Velha, já que a presidente do PT estadual, deputada federal Jack Rocha, chegou a articular um possível apoio da sigla à reeleição do prefeito Arnaldinho Borgo (sem partido). Fabrício Santana, inclusive, demonstrava simpatia pela ideia.

Na Serra, o atual presidente, Miguel Ferreira Junior, vai tentar a reeleição, representando a chapa “Construindo Um Novo Brasil”. Seu adversário será Pablo Pereira da Silva, representando a chapa “A Estrela tem que Brilhar”. O PT não tem representantes na Câmara da Serra atualmente.

Três candidatos

Três cidades do Estado terão três candidaturas para a presidência do diretório. Uma delas é Cachoeiro de Itapemirim, na região sul. Quem está no páreo é a assistente social Elizangela Altoé, que foi candidata a vereadora de Cachoeiro com uma das maiores receitas de campanha no ano passado, mas acabou não se elegendo. Ela faz parte da chapa “Reconstruir com Coragem”, que tem entre os seus componentes o atual presidente: o ex-prefeito Carlos Casteglione, subsecretário de Estado do Trabalho, Emprego e Geração de Renda, que também foi derrotado nas eleições de 2024.

Outra candidata é Joana Darck Caetano, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde do Sul do Estado (Sitesci), representando a chapa “Para a Estrela Voltar a Brilhar”. Suplente de vereadora entre 2009 e 2012, Joana foi secretária de Cultura de Cachoeiro na segunda gestão de Casteglione e candidata a prefeita pelo PT em 2020.

O terceiro candidato em Cachoeiro é Jean Carlos Milhorato, representando a chapa “CNBES”. Assessor da deputada federal Jack Rocha, Jean foi candidato a vereador em 2024, quando obteve 546 votos.

Linhares, no norte do Estado, também tem três candidatos a presidente registrados: a assistente social Olga Lipaus, atual secretária de Formação do diretório; o eletricista Genilton Lobão, candidato a vereador no ano passado e secretário de Mobilização do PT de Linhares; e Washington Gomes. Maria Tereza da Silva Brandão é a atual presidente.

Todos eles, no entanto, fazem parte de uma única chapa, a “União e Reconstrução”. Esse tipo de situação pode acontecer porque as votações para presidente e da chapa que ficará no comando do diretório acontecem separadamente.

Algo parecido se deu em Nova Venécia, no noroeste do Estado. Por lá, também haverá três candidatos a presidente: Adma Valani, atual secretária de Planejamento do diretório; Leide Fagundes, que está como secretária de Formação; e Sid Rocha, atual secretário-geral. Porém, Adma e Leide estão em uma mesma chapa, a “Unidade e Compromisso”, a mesma da presidente atual, Marlene Andrade da Silva Costa, enquanto Sid Rocha representa a chapa “CNBES”.

Essas três cidades são exceções, já que todos os outros municípios do Espírito Santo com inscritos para o PED têm apenas uma ou duas candidaturas para presidente.

Estadual e Nacional

O prazo de registro das candidaturas para os diretórios estaduais se encerra nesta sexta-feira (9). No Espírito Santo, ainda não havia inscritos até o fechamento desta matéria, mas Jack Rocha já garantiu que tentará a reeleição como presidente enfrentando o deputado estadual João Coser.

Jack representa a tendência Construindo um Novo Brasil, e teve o apoio do próprio Coser em 2019 para derrotar o deputado federal Helder Salomão por uma margem mínima. Agora, o deputado estadual, que é da corrente Alternativa Socialista (AS), isolou Jack ao garantir o apoio do Campo Pra Voltar a Sonhar (PVS), que reúne as tendências Resistência Socialista (RS, da qual Salomão faz parte), Articulação de Esquerda (AE, da deputada estadual Iriny Lopes), Democracia Socialista e Depar. O senador Fabiano Contarato, que se declara independente, também aderiu ao nome de Coser.

Coser e Jack têm planos em comum para 2026: a eleição à Câmara Federal, que, caso mantenha Helder no páreo – o mais votado em 2022 –, tende a ser dura para conseguir fechar três cadeiras ao todo nas mãos do PT. Existe, porém, a possibilidade de Salomão disputar o Governo do Estado, para dar palanque ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua tentativa de reeleição.

O prazo de inscrição de candidatos para o Diretório Nacional se encerra no próximo dia 19. Entre os candidatos cotados estão Valter Pomar (Articulação de Esquerda), Romênio Pereira (Movimento PT), Rui Falcão (Novo Rumo), Washington Quaquá (dissidente da CNB) e Edinho Silva (Construindo um Novo Brasil), sendo esse último o favorito de Lula.

Mais Lidas