Sábado, 18 Mai 2024

Disputa à Câmara dos Deputados reedita cenário eleitoral de 2012 em Vila Velha

Disputa à Câmara dos Deputados reedita cenário eleitoral de 2012 em Vila Velha
No município de Vila Velha, a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados vai provocar uma reedição da disputa eleitoral de 2012 e colocará os quadros políticos daquela eleição em um novo exercício eleitoral, que poderá ter reflexos também em 2016. 
 
Dois nomes que estiveram na eleição municipal já são esperados pelos meios políticos para a disputa: os dos ex-prefeitos Max Filho (PSDB) e Neucimar Fraga (PV). Como a disputa se municipaliza, o prefeito Rodney Miranda (DEM) também busca formas de entrar na disputa, ainda que de forma indireta, para garantir a ocupação de seu espaço político em Vila Velha. 
 
Para os meios políticos, o primeiro ano de administração demista favorece as campanhas dos ex-prefeitos. Rodney Miranda enfrentou em 2013 uma série de problemas em sua gestão. No município há problemas de prestação de serviço, sobretudo na área de saúde; várias categorias do funcionalismo público já demostraram insatisfação com a prefeitura, além dos transtornos causados pelas chuva no final do ano, agravadas pela crise política com a viagem do prefeito e seus desdobramentos no período dos alagamentos. 
 
Como a gestão está mais distanciada da atual, Max Filho, para os observadores se beneficia mais do cenário, mas precisaria atualizar seu jeito de fazer política. Ele tem mantido suas reuniões semanais no Dispensário São Judas Tadeu, na Prainha, mas precisa de mais movimentação política.  Em 2010, Max Filho teve 79.509 mil votos no município para a disputa na Câmara dos Deputados, mas ficou fora da Câmara. A vaga foi ocupada pelo também tucano Cesar Colnago. Na disputa de 2012 para a prefeitura, Max Filho também disputou e obteve 53.317 mil votos. 
 
Neucimar Fraga obteve 77.468 mil votos e foi para o segundo turno com Rodney, alcançando, na segunda etapa, 97.277 contra 121.945 do demista. Neucimar tem a vantagem da composição partidária. Ele vem sendo disputado por dois blocos partidários, o “Renova Espírito Santo”, que ao lado de oito partidos pode garantir a vaga do PV para ex-prefeito devido à chapa equilibrada e quadros com votação média para auxiliar na chapa. Outro bloco que deseja atrair o PV de Neucimar é o grupo formado por PSD, PPS, PTB, Pros e Solidariedade. 
 
Os dois ex-prefeitos, ao se colocarem na eleição proporcional, independentemente do resultado, movimentam o cenário eleitoral, e põem em discussão a situação política e administrativa do município, além de promoverem seus nomes para a disputa municipal de 2016.
 
Para entrar no jogo, buscando manter o equilíbrio político no município, também de olho na disputa de 2016, o prefeito Rodney Miranda procura entre seus aliados um nome que esteja ligado ao município para transferir seu prestígio político. 
 
O nome em discussão no DEM é o da secretária de Defesa Social do município, Fabiana Maioral. Mas para os observadores do processo em Vila Velha, a imagem da secretária não tem grande apelo popular, o que pode deixar o grupo do prefeito em desvantagem na corrida eleitoral deste ano e consequentemente na disputa de 2016. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/