Sexta, 26 Abril 2024

Disputa polarizada pode trazer surpresa para favoritos

Disputa polarizada pode trazer surpresa para favoritos

Enquanto o município de Pancas (noroeste do Estado) surpreende por ser a cidade com o maior número de candidatos a prefeito na eleição deste ano, com oito postulantes ao cargo, em quase metade dos municípios capixabas a previsão sobre a eleição é complicada, por conta da polarização da disputa. Em 36 municípios, o processo eleitoral conta com apenas dois nomes na corrida à prefeitura, o que favorece um reagrupamento de forças políticas que, em boa parte dos casos, enfraquece candidatos favoritos à eleição.



Em Viana, por exemplo, a ex-prefeita Solage Lube (PMDB) entrou no processo como favorita na disputa. Mas a pouco mais de um mês do pleito, o candidato do PV, Gilson Daniel Batista, cresceu na disputa e oferece perigo à eleição de Solange, que era considerada tranquila.





Outro exemplo é Marechal Floriano, na região serrana do Estado. A prefeita Eliane Lorenzoni (PP) tem enfrentado um quadro complicado para garantir sua reeleição ao cargo. No município, as lideranças locais se agruparam em favor de Lidiney Gobbi (PSB), acirrando a disputa.



Em Ibiraçu (norte), a prefeita Naciene Vicente (DEM) também terá dificuldade para garantira  reeleição com traquilidade, já que as demais forças políticas fortaleceram a campanha de Duda Zanotti (PMN).





Isso acontece porque em muitos municípios, houve um reagrupamento de forças políticas em favor dos candidatos que não são favoritos, justamente para combater a liderança do nome mais forte entre o eleitorado. Essa movimentação pode trazer muitas surpresas no decorrer do processo eleitoral. Reviravoltas em cenários que pareciam consolidados não são descartadas.



Os exemplos mais evidente dessa movimentação estão nas duas maiores prefeituras do interior do Estado, Colatina (noroeste) e Cachoeiro de Itapemirim (sul), administradas pelo PT. Nos dois municípios houve um agrupamento de forças em torno da oposição, o que complicou a vida dos prefeitos.



Em Cachoeiro, o prefeito Carlos Casteglione (PT) enfrenta o palanque de Glauber Coelho (PR), que foi reforçado com os apoios de Theodorico Ferraço (DEM), Roberto Valadão (PMDB) e José Tasso (sem partido). Já em Colatina, o prefeito Leonardo Deputulski (PT) enfrenta o palanque de Josias Da Vitória (PDT), que conta com o apoio do deputado federal Paulo Foletto (PSB) e da maioria das lideranças políticas do município.




 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/