Sábado, 04 Mai 2024

Disputa por liderança na Ales não afeta posição do PMDB

Disputa por liderança na Ales não afeta posição do PMDB

 
A disputa pela liderança da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa levantou uma discussão nos meios políticos sobre uma divisão do grupo na discussão interna do PMDB do Estado em relação à disputa deste ano. Mas os assuntos são separados
 
 
A leitura é feita pelos meios políticos no sentido de que a disputa se dá entre os deputados Marcelo Santos e José Esmeraldo, que na discussão eleitoral integram o grupo que apoia a permanência do partido no palanque de reeleição do governador Renato Casagrande. 
 
Marcelo Santos é hoje um deputado ligado ao governador. Esmeraldo, embora já tenha exposto suas rusgas como Palácio Anchieta, não desalinha da base governista. Além deles, também são declaradamente apoiadores do palanque do governador os deputados Hércules Silveira e Esmael de Almeida. Já os demais têm arestas a serem acertadas. 
 
A deputada Solange Lube teria problemas de trânsito com o governo desde que assumiu o papel de interlocutora com o movimento popular que ocupou a Assembleia. Já as movimentações da deputada Luiza Toledo por espaço teriam causado problemas com os demais peemedebistas. 
 
O deputado Paulo Roberto tem questões eleitorais incutidas em seu posicionamento. Ele é contrário à manutenção da aliança, porque em sua base, o município de São Mateus, no norte do Estado, estaria com o espaço político todo tomado pelo deputado Freitas, com a ajuda palaciana. 
 
A discussão que se dá sobre a postura da base de deputados estaduais é sobre as decisões de cúpula. Embora o grupo do ex-governador Paulo Hartung e do senador Ricardo Ferraço não tenha mais o controle do partido no Estado, em nível nacional a discussão é diferente. 
 
Caso a Executiva do PMDB se defina pela candidatura de Ricardo Ferraço ao governo do Estado, a base terá que acatar a decisão. O grupo entende que no palanque de Casagrande tem mais chances de manter a bancada. Mas, por maior que seja, o grupo não tem como negar a determinação para assumir uma candidatura própria. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/