Sábado, 27 Abril 2024

Disputas internas reduzem espaço do PSDB e MDB no Estado

max_filho_leonardo_sa-8967 Leonardo Sá

Dois dos maiores partidos no contexto político do Estado, PSDB e MDB, perdem espaço de forma acentuada desde as eleições de 2020, por conta de disputas internas que se tornam mais intensas a quatro meses do prazo para definição de nomes que entrarão na disputa, que começa em julho. Em Vitória, o PSDB conta com a pré-candidatura do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas, que disputa votos no mesmo campo do nome do PT, João Coser, situação oposta à maioria dos municípios do interior.

No segundo maior colégio eleitoral do Estado, Vila Velha, o ex-prefeito Max Filho retomou as rédeas do PSDB nessa quarta-feira (27), por meio de um antigo aliado, o ex-vereador Maurício Gorza, alçado à condição de presidente da comissão provisória do partido no município e nome para disputar a prefeitura. Apesar de não ter densidade eleitoral para concorrer com nomes já colocados no mercado, representa um revés à direção estadual e dá sobrevida política ao grupo de Max.

Com o controle, mudam os rumos adotados até então pela legenda, via presidente estadual, Vandinho Leite, de apoiar a reeleição do atual prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos), opositor de Max, que não entrará na disputa eleitoral de outubro. A mudança veio do presidente nacional do PSDB, o ex-governador de Goiás Marcone Perillo, que retirou poderes do grupo do deputado estadual Vandinho Leite e criou uma comissão interventora com aliados de Max Filho.

O controle do PSDB em Vila Velha estava com o grupo do deputado Vandinho Leite desde agosto de 2023, com a formação de uma comissão provisória composta por seus aliados Marcos Giovanni Correa Felix, presidente; Pablo Rigamonte Correa, tesoureiro; Peterson Morozewsky Bento, secretário; e Sueli dos Santos Guinarães e Thiago Teixeira da Silva, membros.

Em nota, Vandinho Leite explicou, na época, que os "os membros da Provisória de Vila Velha renunciaram aos cargos. Sendo assim, a Convenção Municipal foi cancelada e o PSDB Estadual nomeou uma nova provisória e a mesma está dentro do prazo de 15 dias para realizar a nova Convenção e eleger a Executiva do PSDB de Vila Velha". Agora, com a intervenção de Marcone Perillo, essa comissão foi suspensa.

No MDB, situação semelhante ocorre, com casos mais complexos em Vitória e em municípios do norte do Estado, como São Mateus. A chegada do vice-governador, Ricardo Ferraço, em 2023, como presidente estadual, não conseguiu pacificar o partido e, em muitos casos, complicou ainda mais o cenário.

A entrega da comissão municipal de Vitória ao ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas (TCES) Sergio Borges e, em São Mateus, ao ex-prefeito Amadeo Boroto, dificultam a formação de chapas de vereadores e a definição de aliança para a disputa majoritária.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/