Sexta, 19 Abril 2024

Eleição em Jardim da Penha mexe em redutos eleitorais de pré-candidatos

jardim_da_penha_pedestre_leonardo_sa Leonardo Sá

Segundo bairro mais populoso de Vitória, com mais de 30 mil habitantes, Jardim da Penha elege neste sábado (8) a diretoria da sua associação de moradores, a AMJAP, evento que movimenta não somente lideranças comunitárias, mas, com igual intensidade, redutos de eleitorais de pré-candidatos às eleições de outubro deste ano. Nos bastidores, há articulações envolvendo partidos políticos como PT, Cidadania, PSB.

A votação começa às 8 horas, na praça Regina Frigeri Furno, para todos os moradores a partir dos 16 anos de idade. Os votantes poderão escolher entre as três chapas registradas: a chapa 1, coordenada por Luiz Valentim e Marcelo Freitas, o Marcelão; a 2, liderada por Angelo Delcaro; e a chapa 3, por Peterson Pimentel.

A escolha da diretoria se dá pela proporcionalidade dos votos, sendo a cota de 20% para que a chapa tenha um representante na diretoria, que funciona em sistema de colegiado, desde 1990, seis anos depois de fundada pelo ativista do PT Otaviano de Carvalho, eleito deputado estadual e falecido depois do mandato em acidente de carro. Por se tratar do segundo maior colégio eleitoral de Vitória, atrás apenas de Jardim Camburi, a eleição da AMJAP sempre atrai lideranças políticas, principalmente em anos eleitorais, como 2022.

O Partido dos Trabalhadores, sigla envolvida nessa movimentação desde 1984, ano de fundação da entidade, passou a disputar, a partir de 2012, com outros partidos. Em especial o Cidadania, a partir da época do então prefeito Luciano Rezende, e mais recentemente, o PSB, liderado no Espírito Santo pelo governador Renato Casagrande.

Na votação deste sábado, um grupo reduzido liderado pelo vereador Luiz Emanuel, do Cidadania, desligou-se da disputa e teria criado uma outra associação segundo informações de integrantes de chapas que serão votadas neste sábado. O vereador, aliado do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), é envolvido na eleição da AMJAP desde os últimos pleitos.

Segundo moradores, a movimentação Luiz Emanuel estaria relacionada à perda do controle da AMJAP pelo seu grupo desde 2020. Citam como exemplo a elevada votação de candidatos de outros partidos, como a vereadora Camila Valadão (Psol), e o deputado Sergio Majeski (PSB), cujo volume de votos nas últimas eleições foi superior ao de Fabrício Gandini (Cidadania).

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/