segunda-feira, julho 7, 2025
15.9 C
Vitória
segunda-feira, julho 7, 2025
segunda-feira, julho 7, 2025

Leia Também:

Eleição extemporânea para prefeito de Guarapari segue tranquila

O domingo de sol marcou o dia da nova eleição em Guarapari. Disputam a perfeitura do município cinco candidatos: Orly Gomes (DEM), Carlos Von (PSL), Ricardo Conde (PSB); Edinho Maioli (PV); e Beth Haddad (PHS).

Apesar do clima mais quente nos últimos debates, o clima na eleição extemporânea foi de tranquilidade. Pela manhã quatro urnas foram substituída, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Os problemas nas urnas foram identificadas nas seções eleitorais localizadas em Setiba (na Igreja Batista); em Ipiranga (na Escola Benedita Martins da Silva); na Praia do Morro (Escola Zilnete Pererira Guimarães) e na Zona Rural, distrito de Todos os Santos (Escola Arlindo Gobbi).

Ainda segundo o TRE, seis pessoas foram detidas pela Polícia Militar e encaminhadas à Delegacia de Guarapari, onde foram lavrados os respectivos termos circunstanciados para, posteriormente, comparecerem à audiência, no Juízo Eleitoral. Essa audiência já foi agendada para o dia 25 de fevereiro.

Com o fim do horário da votação, um telão foi instalado em frente ao Cartório da 24ª Zona Eleitoral, na Rua Zuleima Fortes Farias, no Parque Areia Preta para que os eleitores possam acompanhar a apuração voto a voto.

As eleições suplementares em Guarapari são as primeiras de 2013, e acontecem em razão de o candidato a prefeito mais votado, em outubro de 2012, Edson Magalhães (sem partido) ter o seu registro de candidatura indeferido, pela Justiça Eleitoral, que entendeu que ele estaria disputando o terceiro mandato. Ao todo, 18 eleições suplementares, até o início de abril deste ano serão realizadas no País.

Magalhães obteve mais de 50% dos votos válidos e, diante disso, o juiz eleitoral do município, Jerônimo Monteiro, determinou a realização de novas eleições. Isso porque, segundo a legislação vigente, devem ser anulados os pleitos nos quais os candidatos que concorreram com registro de candidatura rejeitado obtiveram mais da metade dos votos válidos.

Até que sejam proclamados os resultados das novas eleições, os cargos de prefeito nessas cidades estão sendo ocupados interinamente pelos presidentes das câmaras de vereadores. No caso de Guarapari, o presidente da Câmara, Vanderlei Astori assumiu interinamente a prefeitura. Ele deve passar a faixa para o novo prefeito no próximo mês.

Tristeza

Uma notícia triste no domingo de eleição. O ex-prefeito do município Michel Hadad, irmão da candidata Beth Hadad (PHS) foi encontrado morto pela manha em casa. Segundo o laudo médio, o ex-prefeito sofreu um enfarte fulminante na madrugada deste domingo (3).

A candidata não foi nem votar por conta da fatalidade. Muito abalada, a candidata não conseguiu falar com a imprensa. Michel foi o principal cabo eleitoral da candidata. O corpo do ex-prefeito será velado na Câmara municipal e o sepultamento será Parque Paraíso, nesta segunda-feira (4).

 

Mais Lidas