Sexta, 19 Abril 2024

Eleitor que ainda não regularizou o título no TRE pode pedir certidão

TRE_sede_tre TRE-ES
Quem precisa regularizar o título de eleitor, mas perdeu o prazo final encerrado nessa quarta-feira (6), pode entrar em contato via e-mail com a zona eleitoral para solicitar uma certidão circunstanciada. Esse documento é aceito nos órgãos públicos para regularização de documentos que dependam de quitação com a Justiça Eleitoral. 

Neste ano, de forma inédita, como medida para evitar a aglomeração de pessoas em virtude do contágio por coronavírus (Covid-19), o procedimento foi todo realizado via internet, dispensada a coleta dos dados biométricos, pelo serviço Título Net. 

Desde o dia 24 de abril, a Justiça Eleitoral no Estado registrou o preenchimento de 20 mil formulários. Nos últimos dias, alguns eleitores que enfrentaram dificuldades devido aos milhares de acessos simultâneos ao site, foram orientados a utilizar o formulário Título-Net offline. A partir de agora, os cartórios eleitorais solicitarão a documentação necessária para prosseguimento do pedido. Toda comunicação será feita por meio do e-mail informado no momento do requerimento.

O requerimento será concluído somente após análise do Cartório Eleitoral. Os pedidos serão avaliados pelos juízes eleitorais, que entrarão em contato com os eleitores pelo e-mail ou telefone fornecidos, caso seja necessário complementar os requerimentos.

O eleitorado capixaba, em novembro de 2018, quando reabriu o cadastro, era composto de 2.755.081 pessoas, distribuídas em 50 zonas eleitorais que atendem aos 78 municípios do Estado. O novo quantitativo eleitoral do Espírito Santo para as eleições 2020 só será conhecido após o fim das diligências dos requerimentos enviados neste final de prazo.

Os eleitores que fizeram seu título on-line foram dispensados provisoriamente da coleta dos dados biométricos, porém isso será feito em data futura, a ser estipulada após as eleições 2020. Também aqueles que deixaram de comparecer à revisão biométrica em 2019 (Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Marataízes e Piúma) poderão procurar por este serviço após as eleições.

Ou seja, o eleitor que não realizou o cadastro biométrico obrigatório em 2019 ficará regular até o segundo turno das eleições em outubro, quando a inscrição voltará a ser cancelada. 

A Justiça Eleitoral recomenda o download em smartphones e tablets, disponível nas lojas Google Play e Apple Store, do aplicativo e-Título, a via digital do título do eleitor. O app possibilita ao eleitor a obtenção de informações sobre sua situação cadastral, bem como sobre a zona, local e seção eleitoral em que vota, além da emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. A visualização dos dados atualizados pode variar conforme o prazo de processamento dos sistemas eleitorais.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/