Quarta, 24 Abril 2024

​Eleitores reclamam de mudança de seção, mas votação segue sem incidentes

voto_seoeleitoral_leosa Leonardo Sá

"É um desrespeito", desabafa a eleitora, 68 anos, ao chegar à escola Primeiro Mundo, em Santa Lúcia, Vitória, para votar. A seção onde há anos ela vota mudou de endereço e agora ela tem que acelerar o passo para ver se chega a tempo de digitar o número de seu candidato antes das 10 horas, horário reservado aos idosos por conta da pandemia da Covid-19. "Poderiam ter avisado, publicado na imprensa, dar um jeito", diz, e aponta para a blusa azul-marinho, molhada de suor. 

Com exceção de reclamações desse tipo, a votação em Vitória começou pontualmente às 7 horas, para os eleitores com idade acima de 60 anos, sem aglomerações, dentro das normas estabelecidas para evitar contaminação da Covid-19. No Centro Educacional Charles Darwin, Mata da Praia, na EMEF Neusa Maria Nunes Gonçalves, no bairro Nova Palestina, e no colégio Salesiano de Jardim Camburi, os três maiores locais de votação da cidade, não foram registrados incidentes relevantes.

A senhora da blusa azul marinho, cujo nome não quis revelar, como a maioria dos eleitores, desconhece que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) promove uma campanha na imprensa e redes sociais para que os eleitores confiram os locais onde votam, evitando surpresas de última hora. Para 2020 foi criada a Bel, assistente virtual do tribunal que tem, entre suas funções, informar a seção de votação.

O Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do TRE-ES desenvolveu um programa de computador que auxiliará os eleitores. Apelidado de Bel foi desenvolvido para utilização nos celulares Android e IOs, bem como em computadores e notebooks. O programa é uma iniciativa do presidente do TRE-ES, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, e pode responder as perguntas mais comuns dos eleitores durante as eleições.

Por exemplo, a assistente virtual esclarece dúvidas sobre a regularidade da situação do eleitor, o número da inscrição eleitoral, o local de votação, os procedimentos de segurança do processo eleitoral e informações sobre voto em trânsito. 

A assistente virtual faz mais do que simplesmente responder perguntas. Por exemplo, quando indagada sobre onde o eleitor vota, Bel disponibilizará a localização por meio de GPS para facilitar o deslocamento de quem fez o questionamento. E, caso o eleitor deseje, Bel poderá abrir o mapa para mostrar o caminho até o local de votação.

Apesar desse avanço tecnológico, no entanto, muitos eleitores reclamavam da mudança de seção. Como a senhora da blusa azul-marinho molhada de suor, vários outros eleitores se manifestavam da mesma forma. Um senhor com mais de 70 anos esbravejava na entrada do colégio UP, na Praia do Canto, que a "mudança sem avisar a gente é um autoritarismo do Estado". Mesmo assim, decidiu votar.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/