Sexta, 26 Abril 2024

​Em visita ao Estado, Maia nega candidatura à reeleição para presidência da Câmara

rodrigomaia_casagrande_heliofilho_secom Hélio Filho/Secom

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em visita ao governador Renato Casagrande (PSB), nesta sexta-feira (4), negou ser candidato à reeleição para um terceiro mandato à frente do poder legislativo, apesar da intensa movimentação nesse sentido que envolve ele e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP), do mesmo partido. O deputado afirmou que a visita teve o objetivo de organizar as pautas de urgência, procedimento adotado com todos os governadores, descartando interesses políticos.

"De jeito nenhum, esse assunto não está na pauta. O Brasil tem tantos problemas que a gente tem que estar concentrado nos nossos problemas", afirmou Maia, apontando o dia 15 de dezembro como início "ideal" das articulações nesse sentido.

O governador Renato Casagrande ressaltou que Rodrigo Maia tem sido um interlocutor forte, encaminhando pautas. "Ele nos recebeu lá em Brasília e depois o Davi Alcolumbre "para que nós possamos ter uma política forte de vacinação no Brasil. O presidente tem nos ajudado, o presidente do Senado tem nos ajudado, e esses são temas importantíssimos. Sou grato ao Rodrigo pela presença".

A reeleição para a presidência da Câmara e do Senado virou uma queda de braço entre Rodrigo Maia e o presidente Jair Bolsonaro, que quer vê-lo fora do comando do poder legislativo, e somente será possível com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que nesta sexta-feira já contabilizava quatro votos favoráveis e um contra. Do lado do governo federal, foi lançado o deputado Arthur Lyra (PP-Al), considerado competitivo. 

Participaram do encontro, no Palácio Anchieta, os deputados federais Ted Conti e Filipe Rigoni, do PSB, Lauriete (PSC), Sérgio Vidigal (PDT), a vice-governadora Jaqueline Moraes (PSB), e os secretários de Estado da Casa Civil, Davi Diniz, e da Educação, Vitor de Angelo. Toda a bancada capixaba foi convidada.

O líder da bancada capixaba na Câmara, deputado Da Vitória (Cidadania), ausente ao encontro, disse a Século Diário: "Decidirei junto com nosso partido, mas a princípio o presidente Rodrigo tem informado ao partido não ser candidato à reeleição", acrescentando que a movimentação em torno da reeleição foi provocada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e arrematou: "Por três vezes ele afirmou para o líder do meu partido, Arnaldo Jardim, não ser candidato". 

Já o deputado Helder Salomão (PT) disse que a bancada do PT já se posicionou contra a reeleição. "Ainda estamos discutindo qual será o nosso posicionamento em relação ao nome que vamos lançar e apoiar e, para isso, teremos uma reunião na próxima semana". Helder ressaltou que a bancada do PT está dialogando com os partidos de oposição.

Ao se questionado sobre o assunto, Rodrigo Maia disse quem "há um julgamento no STF e não seria correto dar qualquer tipo de opinião", ressaltando que não veio ao Espírito Santo tratar de sucessão e destacou temas como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para regulamentação do teto de gastos, prometida pelo governo federal para de dezembro de 2019, mas que ainda não chegou à Câmara para ser votada. "A proposta de reforma tributária também não está pronta", disse.

Rodrigo Maia destacou que a visita aos governadores tem apresentado um resultado positivo para o debate de questões nacionais, entre elas vacinação contra a Covid-19. "Não queremos conflito, queremos chegar a um entendimento para construir uma solução com o governo federal", enfatizou.
O presidente da Câmara dos Deputados destacou outras questões tratadas com o governador Renato Casagrande, como o acordo da Lei Kandir, que prevê repasse de R$ 65,6 bilhões da União para os estados, problemas da dívida e julgamento sobre pagamento dos royalties do petróleo, e a regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/