Uma reunião marcada para o início da tarde desta segunda-feira (14) deve sacramentar a retirada da candidatura ao Senado do delegado de Delitos de Trânsito Fabiano Contarato (PR). O provável substituto para ocupar a vaga de Contarato no palanque do PSB deve ser o ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PV), que já foi informado pelo governador Renato Casagrande sobre a iminente mudança. No encontro, o socialista e o senador Magno Malta (PR) devem avaliar se há alguma chance de manter o candidato do PR no palanque socialista.
Segundo fontes próximas ao PSB, a intenção de substituir o candidato teria sido motivada pela instabilidade de Contarato, que já teria manifestado a vontade de renunciar. O temor do governador seria uma eventual desistência no decorrer do processo eleitoral. Da parte de Casagrande, ele estaria convencido que a saída neste momento seria o menos traumática.
Desde o início de sua jornada como candidato, o delegado Fabiano Contarato defendeu um novo perfil de atuação do político. O posicionamento do republicano já trouxe problemas com o próprio Magno, presidente estadual do PR. Mais recentemente, houve um episódio em relação à definição dos suplentes da chapa de Contarato, que causou desgaste entre ele e o senador.
Na ocasião, Contarato impôs o nome dos dois suplentes, fato que não é habitual dentro do conjunto político tradicional – cuja definição se dá após uma composição entre várias siglas. Entretanto, Magno e o governador aceitaram a imposição do delegado, que se apresenta com um perfil diferenciado, defendendo as suas bandeiras e convicções. Essa “maneira de atuar” teria sido uma das exigências para a entrada no partido, quando o delegado havia sido cortejado por todas as siglas – com exceção do PT.
Logo após a formalização do registro da candidatura, no último dia 6, Contarato já passou a circular com o governador Casagrande e o vereador de Vitória, Fabrício Gandini (PPS), candidato a vice na chapa socialista. Na última semana, o republicano foi a estrela do encontro de Casagrande com policiais civis. Além disso, o republicano é apontado como candidato com maior proximidade com a opinião das redes sociais, indo até mesmo contra as bandeiras defendidas por Magno e o partido, como a luta pela redução da maioridade penal. Durante a convenção do partido, Contarato disse que divergia do senador do PR nessa questão. Um posicionamento corajoso, já que essa posição é contrária a uma das principais bandeiras de Malta.