Em Cachoeiro, Euclério Sampaio reforça alinhamento com projeto governista

“Eu escolhi estar ao lado de Ricardo [Ferraço] porque eu amo a cidade e esse Estado. Eu tenho medo de que o governo caia em mãos erradas. Ricardo é hoje o mais qualificado, o mais preparado para continuar tocando o que já vem ocorrendo nos 78 municípios. Trabalho para ele, para mim e para Renato [Casagrande], tenho gratidão. O homem que não tem gratidão não tem nada na vida. Tem que ter gratidão e lealdade. Esse é o meu lema”.
Assim discursou o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), em almoço oferecido nesta quarta-feira (1º), em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, pelo prefeito Theodorico Ferraço (PP), em apoio à pré-candidatura de Euclério ao Senado. O evento foi custeado pelo próprio Ferraço, de acordo com a Prefeitura de Cachoeiro, e contou com a presença de 223 pessoas – entre elas, lideranças políticas e empresariais de todo o sul do Estado.
Além de Euclério e Theodorico, compuseram a mesa principal o vice-prefeito, Júnior Corrêa (Novo), e a primeira-dama de Cachoeiro, Norma Ayub (PP), e os prefeitos de outros quatro municípios do sul do Estado: Geninho (PDT), de Itapemirim; Nirrô (PP), de Alegre; Toninho Bitencourt (Podemos), de Marataízes; e Toninho Gualhano (PSB), de Bom Jesus do Norte.
Também marcaram presença na mesa o vice-prefeito de Rio Novo do Sul, Jocelino Cole (MDB); os deputados estaduais Allan Ferreira (Podemos) e Marcos Madureira (PP); a ex-prefeita de Mimoso do Sul Flavia Cysne (PSB); e o vereador Pr. Delandi Macedo (PSDB), líder de governo na Câmara de Cachoeiro. O deputado estadual Dr. Bruno Resende (União) apareceu no final do evento.
O deputado estadual Callegari (a caminho do DC) – assim como Euclério, pré-candidato a senador, mas do campo da oposição – também teria sido convidado, mas não compareceu devido a uma questão de saúde, segundo informação de uma fonte a Século Diário. O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), pré-candidato ao Governo do Estado para 2026, não estava presente, mas foi bastante lembrado nos discursos.
Foi um evento curto. Para começar os trabalhos, o “quase-padre” Júnior Corrêa pediu que um pastor de uma Igreja do Evangelho Quadrangular, a mesma denominação do prefeito de Euclério, fizesse uma oração. A parte dos discursos foi logo em seguida e durou menos de uma hora, e Euclério deixou o local pouco tempo depois. O prefeito de Cariacica não teria outra agenda no município além do almoço, como informou a gestão municipal.
Em seu discurso, Júnior Corrêa afirmou que Cariacica é um “modelo” de gestão para Cachoeiro, e falou em “caminhar juntos em projetos futuros”, em relação a Euclério. Theodorico Ferraço, por sua vez, agradeceu a ele, de quem foi colega na Assembleia Legislativa, por ter sido o “primeiro a apoiar o Ricardo”. “Queira Deus que o Espírito Santo escolha seguir com você. Da minha parte, Euclério, onde você for eu vou com você”, declarou.
Já Euclério Sampaio retribuiu os elogios e agradeceu pela recepção. Ao falar sobre “gratidão e lealdade”, o prefeito estava se referindo a si mesmo, mas o discurso também soa como uma alfinetada em Arnaldinho Borgo (sem partido), prefeito de Vila Velha que tenta “furar a fila” do grupo de Renato Casagrande (PSB) para se garantir como candidato a governador no ano que vem.
Cenário
A pré-candidatura de Euclério Sampaio a senador tem sido incensada tanto por políticos do grupo do governador Renato Casagrande quanto da oposição. O almoço com a participação de diversas lideranças sinaliza que Sampaio tem tudo para ser escolhido como companheiro de chapa do próprio Casagrande na disputa ao Senado.
Além disso, o evento contribuiu para solidificar o alinhamento de Ricardo Ferraço com Euclério, num momento em que Arnaldinho Borgo luta para se consolidar como um candidato a governador viável dentro do bloco palaciano.
Arnaldinho foi convidado oficialmente nesta terça-feira (30) para se filiar ao Progressistas (PP), após reunião com o presidente nacional da legenda, o senador Ciro Nogueira. Também posaram para foto Da Vitória e o deputado federal capixaba Dr. Victor Linhalis (Podemos), aliado de Arnaldinho. A filiação já é dada como certa por lideranças estaduais do partido.
O PP agora faz parte de uma federação com o União Brasil. A União Progressista (UP) deverá ser presidida no Estado pelo deputado federal Da Vitória (PP), que também pleiteia uma vaga na disputa ao Senado. Resta saber se a federação vai se manter no grupo de Casagrande, como se desenha atualmente, ou haverá uma articulação com a oposição, que hoje tem como pré-candidato a governador o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos).