Domingo, 28 Abril 2024

Estratégia da neutralidade de Casagrande ganha destaque no cenário nacional

Estratégia da neutralidade de Casagrande ganha destaque no cenário nacional

O colunista do jornal O Globo, Ilmar Franco, também destacou a movimentação do governador Renato Casagrande em “vender” uma ideia de neutralidade diante da eleição presidencial do próximo ano. Mesmo com a possibilidade de o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que é presidente do partido do governador capixaba, o PSB, também disputar a eleição presidencial, o governador tenta manter a trinca PSB-PT-PMDB em seu palanque no próximo ano.



Segundo o colunista, o PSDB pode também apoiar a candidatura de reeleição de Casagrande, partindo do fato de o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, que disputou o governo contra Casagrande em 2010, ter sido acolhido no governo socialista, com um cargo no Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes). Essa possibilidade mostra que além dos 15 partidos que o apoiaram na eleição passada, Casagrande costura a ampliação de sua base aliada.



Mas, para os meios políticos locais, a ideia de Casagrande de unir as forças, mantendo-se neutro na disputa presidencial é uma dinâmica que não depende apenas do governador . Primeiro por conta das contradições que estarão expressas em seu palanque, com os aliados, candidatos proporcionais, puxando cada um a sardinha para sua brasa. Esse mecanismo de que caberá aos partidos pedir votos para seu candidato parece confuso para o eleitor.



Além disso, Casagrande e seu grupo olham o cenário eleitoral de 2014 de dentro para fora, ou seja, tentam estabelecer as alianças locais, driblando os interesses das nacionais. Mas a disputa presidencial de 2014 terá um caráter muito diferente da eleição de 2010 e por isso, os partidos que terão candidatos vão precisar do suporte nos Estados para a campanha de seus presidenciáveis.



A presidente Dilma Rousseff sustenta uma confortável vantagem contra seus adversários eleitorais, mas sabe que isso não é suficiente para garantir sua reeleição. Derrotada no Estado em 2010, o Espírito Santo passa a ter um cuidado especial pela cúpula do PT, que já determinou a seus militantes a prioridade na disputa presidencial.



Já o senador Aécio Neves (PSDB-MG) tem uma difícil missão para o próximo ano. Além de levantar o palanque de oposição principal ao governo Dilma, ele precisa ser conhecido para além de Minas e do Congresso, precisa de uma plataforma, já que a que o PSDB vem trazendo nas últimas campanhas se mostrou desgastada e ineficaz.



Paralelo a isso, seus companheiros tucanos no Estado, em desgaste desde a eleição passada, precisam de uma acomodação que garanta espaços institucionais a partir da eleição do próximo ano, para que o partido possa se reerguer no Estado. Antes, porém, precisa amenizar as crises internas que estão minando a imagem do partido.



Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, hoje é vista à frente de Aécio Neves (PSDB) como a figura que representa a oposição na disputa contra Dilma. Tem um capital eleitoral forte e vem crescendo. No Estado, o partido dela, mais do que colher assinaturas precisa discutir sua identidade para erguer o palanque da ex-senadora dentro dos parâmetros que ela deseja.



Por fim, Eduardo Campos, que tem seu capital político restrito ao Nordeste, teria no Espírito Santo a única base socialista para além de sua região. E, provavelmente, não abrirá mão do único palanque da Região Sudeste. 



De qualquer forma, essa dinâmica não deve funcionar, já que o que os presidenciáveis querem é um palanque fiel e que fortaleçam suas imagens nos Estados. A neutralidade de Casagrande em nada vai ajudar as candidaturas presidenciais e os aliados dos partidos que têm candidatos a presidente da República devem cobrar uma postura de suas lideranças no Estado.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/