Sexta, 17 Mai 2024

Estratégia de controle do PT pelo grupo de Coser incluiu diretórios municipais

Estratégia de controle do PT pelo grupo de Coser incluiu diretórios municipais
A estratégia montada pelo ex-prefeito de Vitória, João Coser, de controle do PT estadual também incluiu as municipais. Um panorama do Estado mostra que os candidatos apoiados pelo grupo do ex-prefeito tiveram êxito devido às movimentações nos últimos dias. Em locais onde a militância histórica tem mais densidade, a disputa foi acirrada, mas a configuração de segundo turno no principal diretório municipal Vitória mostrou que a insatisfação com os rumos do PT atual é grande nas bases.
 
Na Capital, o segundo turno surpreendeu o candidato ligado a Coser, o secretário de Turismo do Estado, Alexandre Passos, não conseguiu superar o adversário Max Dias. Ligado à juventude petista, que teve o apoio da Articulação de Esquerda da senadora Ana Rita, da deputada federal Iriny Lopes e também da corrente CNB, do subsecretario de Direitos Humanos Perly Cipriano. 
 
Para Max Dias, a surpresa da votação não foi maior do que a do secretário, que esperava vencer com tranquilidade. Passos foi eleito vereador em 2000 com o espólio eleitoral do ex-deputado Otaviano de Carvalho. Conseguiu se reeleger à Câmara de Vitória em 2004 e 2008. Também presidiu a Casa de 2005 até o final de 2010, quando deixou a cadeira de vereador para assumir a Secretaria de Turismo na vaga do PT no governo Casagrande. 
 
O segundo turno, que irá definir o nome do novo dirigente do diretória da Capital, acontece no próximo dia 24 de novembro.
 
Enquanto a fatura não é liquidada no diretório de Vitória, Coser contabiliza os resultados de outros colégios do Estado. Em Vila Velha, a vitória de Marta Gagno Intra, que trabalhava com Coser em Vitória e é irmã do ex-vereador Babá, seria uma vitória da Articulação de Esquerda, mas nos bastidores a informação é de que o grupo de Coser, aliado com o grupo da Democracia Socialista e de parte da CNB, conseguiu a adesão do grupo de Babá, contabilizando a vitória para o grupo.
 
Na Serra, a eleição de Cleber Lanes significa a vitória do grupo de Coser e do vice-governador Gilvaldo Vieira. Em Gurapari, valeu a influência do presidente da CUT-ES José Carlo Nunes na eleição do vereador Manoel Ki-Delícia. Em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, o petista histórico José Irineu de Oliveira venceu com o apoio do prefeito Carlos Casteglione, que por sua vez também é ligado ao grupo de Coser. 
 
A disputa mais surpreendente, porém, foi em Colatina, no noroeste do Estado, onde ocorreram mudanças de lado até a última hora. O vereador Marco Canni, da Democracia Socialista, foi eleito, depois de ter conseguido um grande número de novos filiados. 
 
Além disso, conseguiu apoios de última hora, como o do prefeito Leonardo Deptulski, que teria abandonado a campanha do também vereador Laudenir Cassaro, que perdeu o comando do partido por apenas um voto. 
 
O grupo contrário a Coser venceu em São Mateus, com Jaciara Teixeira do Nascimento, mulher do vereador Eneas Zanelato; e em Viana, onde houve uma grande votação. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/