Quinta, 28 Março 2024

Estrelinhas: disputa para prefeito continua indefinida em pelo menos 59 municípios capixabas


A menos de uma semana das eleições que irão escolher os novos prefeitos dos 78 municípios capixabas, predomina o clima de indefinição. O quadro de estrelinhas, atualizada nesta segunda-feira (1), indica que a disputa está aberta em pelos 59 municípios. Em 14,  os candidatos estão rigorosamente empatados, ou seja, com o mesmo número de estrelinhas.
 
De outro lado, Século Diário prevê que sete prefeitos estão virtualmente "eleitos": Marcelo Coelho (PDT), em Aracruz; Romualdo Milanese (PMDB), em Boa Esperança; Javan (PSD), em Ibitirama; João Paganini (PSB), em Iconha; João Fachim (PSB), em Rio Novo do Sul; Fernando Rocha (PMDB), em Santa Leopoldina; e Marcos Guerra (PSDB), em São Roque do Canaã.
 
Se o quadro está definido em sete municípios, as disputas continuam abertas em pelos menos 59. Em 14 cidades os candidatos disputam voto a voto a dianteira, mas ainda não é possível falar em "eleitos" nesses municípios. É o caso, por exemplo, de Iúna. Renato Rios (PSC), o Renatinho (quatro estrelas), está empatado com Rogério Cruz (PDT).
 
Em Ibatiba não é diferente. Zé Alcure (PP) cresceu e agora está junto com Simão Dias (PDT), ambos têm quatro estrelas. Empatados também estão Fernanda Taylor (PT) e Samuel Zuqui (PSB) na briga pela prefeitura de Piúma. A disputa está parelha também em Santa Maria de Jetibá. Eduardo Stuhr (PDT), com quatro estrelas, está colado em Lourival Berger (PSB).
 
Em muitos municípios, quem tem uma estrela de vantagem sobre o adversário ainda não pode dizer que já está eleito. É caso de Alto Rio Novo. Edinho Benfica (PSD) estava isolado na liderança até a semana passada, quando a Justiça Eleitoral confirmou a candidatura de Maria Emanuela Alves Pedroso (PDT), que substituiu Aldo Soares de Oliveira, o Didi (PSDB). 
 
A pedetista entrou no páreo agora, mas já conta com três estrelinhas. Isso porque o tucano Didi, que tem bom capital eleitoral, está apoiando a candidata. Entretanto, a poucos dias da eleição, talvez Emanuela não tenha o tempo suficiente para conquistar o voto dos eleitores e ultrapassar Edinho, que ainda tem boa vantagem.
 
Quem também tem o tempo como adversário é o deputado estadual Josias da Vitória (PDT). O pedetista, desgastado com o escândalo de corrupção  envolvendo o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado (Iases), tenta desestabilizar a candidatura de seu adversário, o atual prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski (PT), pagando com a mesma moeda. Ou seja, tentando envolvê-lo em escândalos de corrupção. A última denúncia de Da Vitória acusou o prefeito de manter um esquema "viciado" na concessão de transporte urbano. 
 
Mas talvez seja tarde demais para o eleitor colatinense assimilar as denúncias e transformar o descontentamento com a atual gestão em votos a favor do deputado no próximo dia 7. 
 
Na disputa à prefeitura da Serra também houve mudanças. Audifax Barcelos (PSB) leva agora uma estrela de vantagem (4 X 3) sobre o atual prefeito Sérgio Vidigal (PDT). A vantagem, no entanto, não significa que a fatura já foi liquidada. O socialista, que conhece muito bem seu adversário, sabe que Vidigal não vai se entregar fácil e pode surpreendê-lo.
 
Houve mudanças importantes também na Capital. Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), conforme as últimas pesquisas, experimenta uma acentuada queda. Ao mesmo tempo, seus dois principais adversários, Iriny Lopes (PT) e Luciano Rezende (PPS), estão em franca ascensão. Para representar esse cenário no quadro de estrelinhas com exatidão, teríamos que manter Luiz Paulo com quatro; subir Luciano para três estrelas e meia e Iriny para três. Como trabalhamos com estrelas "inteiras", colocamos Luiz Paulo e Luciano com quatro, mas destacando que o tucano ainda tem uma "gordura: sobre o candidato do PPS. 
 
 
Fichas "sujas e manchadas"
 
Outro fator que pode ainda mudar o rumo de algumas disputas nesta reta final são as pendências judiciais que envolvem candidatos bem cotados na disputa. 
 
Em Guarapari, continua a indefinição em torno da candidatura de Edson Magalhães (PPS). O atual prefeito teve a o registro impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e recorreu ao Tribunal Superior. Com o registro indeferido com recurso, Magalhães pode até ganhar, mas pode não levar. Se o TSE confirmar a decisão do TRE-ES, lá na frente, o candidato do PPS pode perder o mandato. 
 
Caso ele tenha 50% dos votos mais um e perca o mandato, o TRE seria obrigado a convocar uma nova eleição no município. De outro lado, se Magalhães vencer com margem inferior a 50% dos votos válidos, e Ricardo Conde (PSB) for o segundo, é o socialista quem assume a prefeitura. 
 
Situação semelhante vive o município de Conceição da Barra. O atual prefeito Jorge Donati (PSDB), apesar do favoritismo, está fora da disputa por decisão da Justiça Eleitoral. A defesa do tucano já avisou que irá recorrer ao TSE, mas está com o registro indeferido. 
 
Mesmo depois de diplomado, caso vença as eleições, Donati poderá perder o mandato. Nesse caso, o ex-prefeito do PSB Manoel Pé de Boi, hoje, estaria mais cotado para ocupar a vaga de Donati. Geralda Araújo Adão, do Psol, ainda corre por fora e alimenta esperança de superar Pé de Boi num cenário sem Donati.
 
Para os candidatos com registro deferido com recurso, as chances de reversão das "pendengas" judiciais são maiores. Especialistas em direito eleitoral acreditam que os casos que sobem deferidos para o  para o TSE acabam sendo mais favoráveis ao candidato. 
 
Essa situação, por exemplo, afeta os dois principais candidatos em Pinheiros. O atual prefeito Antonio da Emater (PSB) e o deputado estadual Gildevan Fernandes (PV) estão com o registro deferido com recurso. Ou seja, embora o TRE-ES tenha deferido os registros, o Ministério Público recorreu e o caso subiu para o TSE. 
 
Enquanto o TSE não os julga, os dois candidatos seguem firmes na disputa e esperam reverter a pendência judicial. Talvez isso só aconteça quando um dos dois estiverem sentados na cadeira de prefeito. Se o TSE decidir reformar a decisão de segunda instância, porém, o então prefeito cairia e junto com ele o vice. 
 
Para o critério das estrelinhas, Século Diário considera sem cotação o candidato com registro indeferido com recurso. Os candidatos com registro deferido com recurso recebem normalmente as estrelas.
 
A quadro de estrelinhas para prefeito será atualizado pela última vez na próxima sexta-feira (5). Já para vereador, faremos uma nova atualização na próxima quarta (3). 
 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/