Jauhar assume cargo na Casa Civil em meio a articulações eleitorais em todos os escalões

Marcos Luiz Jauhar (Podemos), ex-prefeito de Guaçuí, cidade do Caparaó capixaba, foi nomeado nessa quarta-feira (16) como assessor especial da Secretaria da Casa Civil. Ele se junta a outros ex-prefeitos acolhidos pela gestão do governador Renato Casagrande (PSB) em meio a um cenário pré-eleitoral.
Jauhar foi eleito em 2020, desbancando a candidata que era considera favorita, Simone Biondo (então no DEM), e conquistando seu primeiro cargo político. Ex-policial, ele foi também presidente de instituições como a Associação Comercial de Guaçuí (Acisg) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), tendo sido eleito na esteira da onda bolsonarista. Apesar disso, apoiou Renato Casagrande em 2022.
Na eleição de outubro do ano passado, ele teve que encarar dois ex-prefeitos – Vagner Rodrigues (PP), ex-marido de Simone Biondo, e Luciano Machado (PSB) – e o empresário Carlos Gouvea (PL). Vagner, que enfrentou um pedido de impugnação, levou a melhor, obtendo 41,95% dos votos contra 33,87% de Jauhar, 21,35% de Luciano e 2,83% de Gouvea.
Em abril, o Tribunal de Contas do Estado (TCES) emitiu parecer pela rejeição das contas da gestão de Jauhar, relativas ao ano de 2023. De acordo com a área técnica, a administração de Jauhar não atingiu o percentual mínimo de investimento em Educação.
Após a derrota eleitoral, Jauhar chegou a dizer que deixaria a “vida pública”. A nomeação para o Governo do Estado, entretanto, sinaliza que ele poderá aparecer nas eleições de 2026. Atualmente, a região do Caparaó tem um representante na Assembleia Legislativa: Coronel Weliton (PRD), ex-prefeito de Iúna.
Mais candidatos no governo
Na região sul como um todo, outro que já definiu que vai disputar uma cadeira como deputado estadual é Victor Coelho (PSB), ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim e atual secretário estadual de Turismo. Inicialmente, ele era cotado para se candidatar a deputado federal, mas recuou. Sua assessora e ex-secretária, Lorena Vasques (PSB), a quem apoiou como candidata a prefeita no ano passado, é quem deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
No litoral sul, o ex-prefeito de Marataízes Tininho Batista, que ocupa assessoria na Assembleia, é outro que já confirmou que pretende se candidatar a deputado estadual. O ex-prefeito de Anchieta Fabrício Petri também virou assessor da Casa Civil em fevereiro deste ano, e deverá tentar mandato parlamentar. Ambos são do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o que mostra que a sigla prepara uma chapa forte de candidatos para o ano que vem. Fabrício conseguiu fazer o seu sucessor, ao contrário de Tininho.
Outros ex-prefeitos acolhidos por Renato Casagrande que foram bem-sucedidos nas eleições de 2024 incluem Sergio Vidigal (PDT), da Serra, novo secretário de Desenvolvimento; Alessandro Broedel, de Sooretama, no norte do Estado, o novo presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); e Bruno Teófilo Araújo (sem partido), de Pedro Canário, no norte do Estado, que se tornou superintendente regional de Saúde de São Mateus. Todos os quatro conseguiram eleger seus sucessores.
Entretanto, mais três ex-prefeitos nomeados não tiveram a mesma sorte. Perderam a reeleição André Fagundes (Podemos), de Nova Venécia, no noroeste, novo diretor-geral do Hospital Dr. Roberto Silvares (São Mateus); e Guerino Balestrassi (MDB), de Colatina, também no noroeste, novo titular da Secretaria de Recuperação do Rio Doce.
Ruídos com a Assembleia
Além dos ex-prefeitos, diversos secretários diretores de autarquias da gestão de Renato Casagrande têm se colocado como candidatos para o ano que vem, rendendo até mesmo conflitos com a Assembleia Legislativa. O presidente Marcelo Santos (União) reclamou publicamente de secretários que estariam usando os cargos para fazer “comitês eleitorais”. No mesmo sentido, o deputado Dr. Bruno Resende (União) fez um discurso incisivo contra o diretor-geral do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER), Eustáquio de Freitas (PSB), nessa segunda-feira (14).