Sábado, 27 Abril 2024

Ex-secretário agradece ???oportunidade??? e faz mistério sobre destino

Mesmo sem apresentar uma queda significativa no índice de violência no Espírito Santo, o agora ex-secretário de Segurança Pública Henrique Herkenhoff fez um balanço positivo de sua passagem no cargo desde o início do governo Casagrande. Durante a entrevista coletiva, no final da tarde desta sexta-feira (1), Herkenhoff não quis revelar se pediu para sair do cargo ou foi exonerado pelo governador.



Herkenhoff disse que a mudança na cúpula de segurança foi motivada por “processos internos” – sem deixar claro se a saída teve motivações pessoais ou questões internas do Palácio Anchieta. “A decisão teve vários ingredientes que não podem ser revelados”, afirmou. Ele disse que a mudança foi definida na tarde desta sexta-feira.



O “novo” secretário André Garcia – que ocupou o mesmo cargo no final do governo Paulo Hartung (PMDB) e continuou envolvendo na gestão da área na atual administração (aasuntos Estratégicos e depois Justiça) – disse que foi convidado também na tarde desta sexta. “Fui pego de surpresa, já que todo servidor comissionado tem que estar preparando para qualquer coisa”, despistou Garcia, que é considerado por Casagrande um "faz tudo". 



A passagem de Herkenhoff durou pouco mais de dois anos após o ex-secretário ter pedido demissão do cargo de desembargador no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), de São Paulo, para assumir o cargo no final de dezembro de 2010.



Formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Herkenhoff atuou na Procuradoria da República no Estado no final da década de 1990 e início dos anos 2000 – sobretudo, durante a missão especial que investigou o suposto crime organizado em instituições locais. Em 2003, Herkenhoff foi atuar no estado de São Paulo como procurador-regional da República. No ano de 2007, ele foi nomeado para o TRF-3.



Sobre a demissão de um cargo onde gozaria de vitaliciedade, Herkenhoff afirmou que estar tranquilo e cogita até umas férias no “restinho de 2013”, ironizou. Ele agradeceu ao governador pela “oportunidade de voltar ao Estado” e fez mistério sobre as pretensões futuras – já que deseja permanecer em solo capixaba. “Saio satisfeito com o trabalho realizado e com os rumos da segurança publica no Espírito Santo”, garantiu, mesmo que os números de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) revelem uma tendência diferente.



Em relação às especulações de que poderia ocupar uma das cadeiras de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Herkenhoff negou qualquer tratativa neste sentido. “Não tenho interesse nenhum”, garantiu – mesmo que os “processos internos” possam a ter alguma relação com esta misteriosa troca.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/