Segunda, 29 Abril 2024

Ex-vereador e procurador federal aposentado quer ser prefeito da Serra

BentoAdeodato_serra_arquivopessoal Arquivo Pessoal

"Ainda não", responde o ex-vereador da Serra e procurador aposentado da Advocacia-Geral da União (AGU), Bento Adeodato, à pergunta se já tem partido político, condição imprescindível para alcançar seu objetivo: ser prefeito do mais populoso município do Espírito Santo, a Serra, com 349,3 mil eleitores. "Eu vou fazer o caminho inverso, priorizar a mobilização, enquanto avalio o cenário dos partidos", diz.

Ele lançará o livro com sua autobiografia, no dia 18 de dezembro, para marcar a pré-campanha da eleição de 2024, no Centro Comunitário do Parque Residencial Laranjeiras, às 19h30. "Minha estratégia é mobilizar a sociedade, para debatermos o município. E em paralelo, vou analisando, avaliando e orando para ver em que partido eu deva estar filiado", comenta.

Ainda filiado à Rede  Sustentabilidade, sendo segundo suplente do senador Fabiano Contarato, hoje no PT, Bento Adeodato contatou a coordenadora do partido no Espírito Santo, Laís Garcia, no último dia 7, para formalizar sua desfiliação, o que deve ocorrer nos próximos dias. Na década de 1990, filiado ao PT, exerceu o cargo de vereador na Serra.

Ele aponta que, "geralmente, os partidos e os candidatos se articulam e trazem o plano de governo (quando o tem) e o impõe às pessoas" e ressalta que está refletindo sobre a "situação do País e da cidade da Serra" e acredita que "existe um espaço político a ser ocupado pelas pessoas que querem uma sociedade mais justa, fraterna e solidária".

O cenário político para 2024 não assusta o ex-vereador. Até agora, se apresentam como pré-candidatos o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos); o vice-prefeito, Thiago Carreiro (União); o ex-deputado Bruno Lamas (PSB); o vereador Igor Elson (PL); dois cotados do PT, a vereadora Elcimara Loureiro e o ex-deputado Roberto Carlos; o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP); e o vereador Saulinho da Academia, do PDT, partido do prefeito Sergio Vidigal, que também poderá entrar na disputa. 

"Nesse sentido, vejo-me, sem falsa modéstia, como um quadro político com perfil profissional e pessoal qualificado, a ser considerado como possível pretendente a gestor municipal", afirma Bento, que defende "a democratização cada vez maior do uso de bens e serviços públicos, além da participação da população nas instâncias do poder público, especialmente, nos governos municipais". 

O ex-vereador já desenvolve uma pré-campanha, em redes sociais, e  visitas as comunidades, visando resgatar o capital político acumulado como vereador e, também, quando exerceu cargos de direção de entidades representativas de moradores no município.     

Conta que começou a trabalhar aos 10 anos, como vendedor ambulante nas praias de Vitória e Serra, construindo uma "longa história de realizações, até se aposentar, em 2015 como procurador da AGU no Estado". Fez curso de metalurgia da Escola Técnica Federal do ES (atual Ifes) e carreira nos serviços públicos estadual e federal - além da AGU, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Caixa Econômica Federal, Justiça do Trabalho e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - e atuou ainda como professor.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/